Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: TEORIAS DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO I

Código: 70-1059

Carga Horária: 40h (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Interpretação filosófica do conhecimento. Correntes do conhecimento. A educação e a produção do conhecimento.

 

2. OBJETIVOS:

Estudar as teorias do conhecimento e as correntes que o estudam, a fim de conhecer as relações estabelecidas na produção do conhecimento.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Teorias do Conhecimento: conceitos, objetos de estudos, relação com a filosofia e com a educação

- Ceticismo e Dogmatismo quanto à possibilidade de construção do conhecimento e suas relações com o Subjetivismo, Relativismo, Criticismo e Pragmatismo.

- As teorias quanto a origem do conhecimento: Apriorismo, Empirismo, Interacionismo. Inatismo e Racionalismo.

- Crítica ao modelo ótico/especular do conhecimento.

- Epistemologia genética, quanto à origem do conhecimento.

- O conhecimento em sua estrutura comunicativa.

- A complexidade como problema epistemológico.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BECKER, Fernando. Educação e construção do Conhecimento.  Porto Alegre: Artmed, 2001.

KUHN, Thomas S. A estrutura das Revoluções Científicas. 9.ed. São Paulo : Perspectiva, 2009.

HESSEN, Johanes. Teoria do Conhecimento.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GARCÍA, Rolando. O Conhecimento em construção: Das formulações de Jean Piaget a teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do Conhecimento em Sala de Aula. 18ªed. São Paulo: Libertard, 2005.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Guanabara

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Beltrand, 2000.

 

Notícias do Curso

Ver todas