DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: TEORIAS DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO I Código: 70-1059 Carga Horária: 40h (30 presencial + 10 TDE) Número de Créditos: 02 1. EMENTA: Interpretação filosófica do conhecimento. Correntes do conhecimento. A educação e a produção do conhecimento.
2. OBJETIVOS: Estudar as teorias do conhecimento e as correntes que o estudam, a fim de conhecer as relações estabelecidas na produção do conhecimento.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: - Teorias do Conhecimento: conceitos, objetos de estudos, relação com a filosofia e com a educação - Ceticismo e Dogmatismo quanto à possibilidade de construção do conhecimento e suas relações com o Subjetivismo, Relativismo, Criticismo e Pragmatismo. - As teorias quanto a origem do conhecimento: Apriorismo, Empirismo, Interacionismo. Inatismo e Racionalismo. - Crítica ao modelo ótico/especular do conhecimento. - Epistemologia genética, quanto à origem do conhecimento. - O conhecimento em sua estrutura comunicativa. - A complexidade como problema epistemológico.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BECKER, Fernando. Educação e construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001. KUHN, Thomas S. A estrutura das Revoluções Científicas. 9.ed. São Paulo : Perspectiva, 2009. HESSEN, Johanes. Teoria do Conhecimento.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GARCÍA, Rolando. O Conhecimento em construção: Das formulações de Jean Piaget a teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: ArtMed, 2002. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do Conhecimento em Sala de Aula. 18ªed. São Paulo: Libertard, 2005. HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Guanabara MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Beltrand, 2000.
|