DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I Código: 70-1058 Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA: Estudo da educação brasileira no contexto da história da educação mundial, enfocando a estrutura de ensino e o pensamento pedagógico, como fenômenos relacionados às condições sociais, econômicas, políticas e culturais da sociedade brasileira.
2. OBJETIVOS: Oportunizar a ampliação do conhecimento e da reflexão do processo educacional brasileiro no contexto da história da educação do início da história do país até a atualidade. Conhecer o processo histórico de constituição da Educação brasileira, no contexto da história da educação e da história do Brasil, desencadeando reflexão acerca das oportunidades e dos desafios na constituição de uma educação de qualidade e de uma escola que atenda as necessidades socioculturais do povo brasileiro.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: - História da Educação: conceito, objeto de estudo, relação com a história geral, orientação teórico-metodológica na análise histórica da educação. - A Educação no desenvolvimento da Humanidade - A Educação no contexto da Formação do Povo Brasileiro. - Processo da Educação no Brasil Colonial e Monárquico e a Educação Tradicional. - A Educação no Brasil Republicano. - Educação Brasileira na atualidade:
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será desenvolvido por meio de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. 7.ed São Paulo: Ática, 2001. RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 17.ed. São Paulo, Ed. Moraes, 2001. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
7- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2.ed São Paulo: Moderna, 2001. ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. FREIRE, Paulo. Ação cultural: para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2. ed. Barueri: Manole, 2009. SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luiz. (Orgs.) História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. Darcy Ribeiro. O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo: Companhia?das?Letras?, ?1995 disponível em: http://www.iphi.org.br/sites/filosofia_brasil/Darcy_Ribeiro_-_O_povo_Brasileiro-_a_forma%C3%A7%C3%A3o_e_o_sentido_do_Brasil.pdf
|