Plano de Ensino

Ciências Contábeis

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: Sociologia e Diversidade Humana (on-line)

Código: 70-976

Carga Horária: 40 (Teórica: 40h)

Número De Créditos: 2

 

1 EMENTA

Estudo dos principais conceitos de modo amplo e geral em uma perspectiva sociológica de análise do espaço sociocultural; a organização e estrutura de classes na sociedade e instituições sociais e no campo de atuação profissional; as principais teorias sociológicas. Diversidade humana e vivência social.

 

2 OBJETIVO

Compreender os fenômenos sociológicos e da diversidade humana, motivando o acadêmico a entender e dialogar sobre a realidade social em que está inserido e irá atuar profissionalmente.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ESTUDO 1 - Introdução: origens históricas e científicas da Sociologia;

UNIDADE DE ESTUDO 2 - O papel das Instituições nas sociedades;

UNIDADE DE ESTUDO 3 - O trabalho como processo integrativo;

UNIDADE DE ESTUDO 4 - As questões epistemológicas que cercam as ciências sociais aplicadas;

UNIDADE DE ESTUDO 5 - Ética e política da prática dos serviços de saúde no âmbito das instituições públicas e privadas. Desvios e normas;

UNIDADE DE ESTUDO 6 - Direitos Humanos: Educação das Relações Étnico-Raciais;

UNIDADE DE ESTUDO 7 - História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena;

UNIDADE DE ESTUDO 8 - A cultura social e a sociologia na Era digital-Cyberbulling

UNIDADE DE ESTUDO 9 - Teoria estrutura- funcional; Teoria do materialismo histórico

UNIDADE DE ESTUDO 10 - Tendências teóricas da sociologia contemporânea

UNIDADE DE ESTUDO 11 - Perspectivas sociais na pós modernidade

UNIDADE DE ESTUDO 12 - Debate sobre temas sociológicos contemporâneos

UNIDADE DE ESTUDO 13 - A cultura social e a sociologia na Era digital-Cyberbulling

UNIDADE DE ESTUDO 14 - O ser humano e a máquina, o ser humano e a tecnologia

UNIDADE DE ESTUDO 15 - Análise sociológica a nível local e regional perspectivas da sociologia.

 

4 METODOLOGIA

As atividades que serão desenvolvidas na modalidade online terão o acompanhamento pedagógico do professor na respectiva plataforma, com momentos síncronos e assíncronos.

O Percurso de Aprendizagem é composto por objetos de aprendizagem que permitem ao discente desempenhar um papel ativo no processo de construção do conhecimento. Constitui-se como sugestão de Percurso: Apresentação da disciplina; Vídeo do Professor; Material didático; Infográfico; Exercícios; Dica do Professor e Saiba Mais.

- Apresentação: contém os Objetivos do Percurso de Aprendizagem, em termos de conteúdo, habilidades e competências. Esses objetivos de aprendizagem servem como norteadores para a elaboração dos demais itens que compõem a unidade.

- Vídeo do professor: o professor aborda de forma sintetizada o conteúdo da aula.

- Material didático: constitui-se do material didático que o professor irá disponibilizar para o acadêmico, podendo ser: capítulos de livros, material elaborado pelo professor com apresentação em power point, indicação de sites para leitura, etc.

- Infográfico: síntese gráfica, com o objetivo de orientar o discente sobre os conteúdos disponibilizados no material.

- Exercícios: são questões objetivas que abordam os pontos principais do conteúdo.

- Dica do Professor: vídeo de curta duração sobre o tema principal da aula, tendo por objetivo apresentar o conteúdo em um formato dinâmico, complementando a aprendizagem.

- Saiba Mais: artigos científicos, livros, textos, vídeos e outros materiais que estimulam a continuidade da leitura e o interesse de aprofundamento dos conteúdos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina prevê que os resultados dos acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), representados da seguinte forma:

I-   20% - Trabalhos do Docente;

II – Fórum Avaliativo;

III- 60% Prova Presencial

O Trabalho do Docente, consiste em atividades propostas pelo docente da disciplina, no ambiente virtual de aprendizagem, representado um peso de 20% da avaliação que serão realizadas e entregue pelo aluno, conforme orientação.

O Fórum Avaliativo considera a participação do aluno no fórum em 20% da pontuação do acadêmico. O fórum é uma ferramenta que pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona. Esta ferramenta possibilita a interação entre acadêmico-professor e acadêmico-acadêmico e seu o objetivo é propiciar o pensamento construtivo, a partir do pensamento crítico. A pontuação pode ser contabilizada de forma quantitativa e/ou qualitativa.

A Prova Presencial obrigatória contempla 60% da pontuação da avaliação do acadêmico e é realizada de forma individual e sem consulta. Essa avaliação visa verificar as competências desenvolvidas pelo acadêmico durante a disciplina, e a elaboração e aplicação é de responsabilidade do docente.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SANTOS, V. M. Sociologia da Administração. 2. edição. Grupo GEN, 2016. 9788521631958. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521631958/. Acesso em: 18 Sep 2020

Gil. A. C. Sociologia Geral. Grupo GEN, 2011. 9788522489930. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522489930/. Acesso em: 18 set 2020

Lucio, PJF Sociologia das associações: Conceitos, relatos e casos. Cengage Learning Brasil, 2018. 9788522127733. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522127733/. Acesso em: 18 set 2020

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AURÉLIO, M Sociologia do trabalho, no mundo contemporâneo. Zahar, 2004. 9788537806166. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788537806166/. Acesso em: 18 set 2020

CHARON, Joel, M. Sociologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

DEMO, Pedro. Sociologia: uma introdução crítica. 2ª.ed. São Paulo: Atlas, 1987.

MASI, Domenico de. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. 4ª ed. Rio de Janeiro: José Olympia; Brasília: Unb, 2000.
NOVA, Sebastião Vila. Introdução à sociologia. 5 ed. São Paulo: Ática, 2000.