Plano de Ensino

Ciências Contábeis

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: Ética Profissional e Filosofia

Código: 70-1116

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Introdução à filosofia. Discute a filosofia como atitude e interpretação do mundo. Reflexão sobre questões relacionadas ao mundo contemporâneo, ocupando-se fundamentalmente de temas como: o ser, o conhecer e o agir. Campo, natureza, ética da atividade do profissional em administração.

 

2 OBJETIVO

Possibilitar aos alunos o contato com as grandes escolas e expoentes do pensamento filosófico através dos tempos. Enfocar as relações interprofissionais, as normas e a legislação que norteiam e amparam o profissional em administração, bem como o comportamento e posicionamento ético do administrador no contexto social em que está inserido tanto em nível nacional como no internacional.

  

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 - Origem histórica da Filosofia

UNIDADE DE ENSINO 02 - Filosofia e Trabalho: o mundo do trabalho

UNIDADE DE ENSINO 03 - Conceituação e Noções de Ética Empresarial

UNIDADE DE ENSINO 04 - Decálogo do Administrador Excelente.

UNIDADE DE ENSINO 05 - Conselho Federal de Administração (CFA) e Conselhos Regionais de Administração (CRAs). A profissão de Administração: Lei nº 4769 de 09.09.65 e suas atualizações.

UNIDADE DE ENSINO 06 - Código de Ética do Administrador

 

4 METODOLOGIA NA MODALIDADE PRESENCIAL

 Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

4.1 METODOLOGIA NA MODALIDADE ON-LINE

As atividades que serão desenvolvidas na modalidade online terão o acompanhamento pedagógico do professor na respectiva plataforma, com momentos síncronos e assíncronos.

O Percurso de Aprendizagem é composto por objetos de aprendizagem que permitem ao discente desempenhar um papel ativo no processo de construção do conhecimento. Constitui-se como sugestão de Percurso: Apresentação da disciplina; Vídeo do Professor; Material didático; Infográfico; Exercícios; Dica do Professor e Saiba Mais.

- Apresentação: contém os Objetivos do Percurso de Aprendizagem, em termos de conteúdo, habilidades e competências. Esses objetivos de aprendizagem servem como norteadores para a elaboração dos demais itens que compõem a unidade.

- Vídeo do professor: o professor aborda de forma sintetizada o conteúdo da aula.

- Material didático: constitui-se do material didático que o professor irá disponibilizar para o acadêmico, podendo ser: capítulos de livros, material elaborado pelo professor com apresentação em power point, indicação de sites para leitura, etc.

- Infográfico: síntese gráfica, com o objetivo de orientar o discente sobre os conteúdos disponibilizados no material.

- Exercícios: são questões objetivas que abordam os pontos principais do conteúdo.

- Dica do Professor: vídeo de curta duração sobre o tema principal da aula, tendo por objetivo apresentar o conteúdo em um formato dinâmico, complementando a aprendizagem.

- Saiba Mais: artigos científicos, livros, textos, vídeos e outros materiais que estimulam a continuidade da leitura e o interesse de aprofundamento dos conteúdos.

 

5 AVALIAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento –

individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de

metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

5.1 AVALIAÇÃO NA MODALIDADE ON-LINE

A avaliação da disciplina prevê que os resultados dos acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), representados da seguinte forma:

I-   20% - Trabalhos do Docente;

II – Fórum Avaliativo;

III- 60% Prova Presencial

O Trabalho do Docente, consiste em atividades propostas pelo docente da disciplina, no ambiente virtual de aprendizagem, representado um peso de 20% da avaliação que serão realizadas e entregue pelo aluno, conforme orientação.

O Fórum Avaliativo considera a participação do aluno no fórum em 20% da pontuação do acadêmico. O fórum é uma ferramenta que pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona. Esta ferramenta possibilita a interação entre acadêmico-professor e acadêmico-acadêmico e seu o objetivo é propiciar o pensamento construtivo, a partir do pensamento crítico. A pontuação pode ser contabilizada de forma quantitativa e/ou qualitativa.

A Prova Presencial obrigatória contempla 60% da pontuação da avaliação do acadêmico e é realizada de forma individual e sem consulta. Essa avaliação visa verificar as competências desenvolvidas pelo acadêmico durante a disciplina, e a elaboração e aplicação é de responsabilidade do docente.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CRA-RS – Código de Ética dos Profissionais de Administração, 2015.

SANTOS, Fernando de Almeida. Ética Empresarial. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SROUR, Robert Henry. Ética Empresarial. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASHLEY, Patrícia Almeida (coord). Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

GHIRALDELLI JR. Paulo. Introdução à Filosofia. Barueri, São Paulo: Manole,2003.

LOPES FILHO, Artur Rodrigo Itaqui et. al. Ética e Cidadania. 2. ed. Porto Alegre: Sagah, 2018.Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

PESQUEUX, Yvon. Filosofia e organizações. São Paulo: Cengage Learning, 2008.Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

REALE, Miguel. Introdução à Filosofia.4. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.