Plano de Ensino

Ciências Contábeis

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA:

Gestão da Qualidade

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60-1045

CARGA HORÁRIA:

40 HORAS

Nº CRÉDITOS:

02

 

1 EMENTA

Histórico da Qualidade. Movimentos Motivacionais. Sistemas de Qualidade. Conceitos da Qualidade. Implantação. Qualidade em projetos: suprimentos. Gerenciamento. Fabricação. Montagem e condicionamento. Normalização. Organização nacional e estrangeira. Metodologia de elaboração de normas. Normas básicas. Noções de confiabilidade.

 

2 OBJETIVO

Analisar e discutir os fundamentos e objetivos da qualidade e produtividade, para que o acadêmico tenha a capacitação devida à implementação dos sistemas de qualidade nas organizações.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução à Qualidade Abordagem histórica Conceitos

Os pensadores e suas metodologias Princípios da qualidade.

Os sistemas de qualidade

O sistema TQC (Controle da Qualidade Total) O sistema TQM (Gestão da Qualidade Total) O sistema IS0 9000

Controle da qualidade

Controle estatístico do processo Ferramentas de controle

Documentação do sistema de qualidade Padronização

Procedimentos para implementação de normas

Gerenciamento da Qualidade Aspectos humanos e tecnológicos Círculos de controle da qualidade Participação e comprometimento

Qualidade, Estratégia e Produtividade

Missão empresarial

Qualidade como pré-requisito para o mercado ISO 9000 como vantagem competitiva Sistemas de qualidade e níveis de produção Integração empresa e sociedade

Gestão da qualidade no Agribusiness

Tópicos atuais, novidades e tendências sobre o tema

  

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de metodologias diversas (ativa e tradicional), que se complementam umas às outras, de forma a propiciar ao aluno múltiplas ferramentas de aprendizagem. As aulas expositivas serão dialogadas, utilizando-se recursos audiovisuais, seminários, estudos dirigidos, desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em grupos, atividades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e sala virtual (classroom e outras). Ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) serão destinadas 10h (0,5 crédito) da disciplina, integrado de atividades teórico-práticas supervisionadas e será desenvolvido por meio de leitura de textos, elaboração de resenhas, fichamentos, vídeos, podcasts, dentre outros elementos, conforme Resolução nº 2750/CUN/2020.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PALADINI, Edson Pacheco, and Bridi, Eduardo. Gestão e avaliação da qualidade em serviços para organizações competitivas: estratégias básicas e o cliente misterioso. São Paulo: Atlas, 2013. [Biblioteca Virtual].

TOLEDO, José Carlos de, BORRÁS, Miguel Ángel Aires, MERGULHÃO, Ricardo Coser, and MENDES, Glauco Henrique. Qualidade - Gestão e Métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2012. [Biblioteca Virtual].

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MACHADO, José Fernando. Método Estatístico: Gestão da qualidade para melhoria contínua. São Paulo: Saraiva, 2010. [Biblioteca Virtual]

MELLO, Carlos Henrique Pereira et al.. ISO 9001: 2008: Sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas, 2012. [Biblioteca Virtual]

TACHIZAWA., Takeshy; SCAICO, Oswaldo. Organização flexível: qualidade na gestão por processos, 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. [Biblioteca Virtual]

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas, 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. [Biblioteca Virtual]