Plano de Ensino

Ciências Contábeis

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA:

Psicologia Organizacional

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60.1041

CARGA HORÁRIA:

40 HORAS

Nº CRÉDITOS:

02

 

1 EMENTA

Motivação Humana. O comportamento humano. A condição social da vida humana. Vida política. A noção de cidadania. A noção de poder. Organizações servis, totalitárias, burocráticas e democráticas. Trabalho e cidadania. Conceito de grupo. As influências interpessoais. Processos e dinâmicas grupais. Liderança e gerenciamento: como articulação de processos grupais; como exercício permanente da liderança; desenvolvimento e obstáculos ao exercício da liderança gerencial. Congruência entre objetivos pessoais e institucionais. Entendimento da essência sobre a forma. Conceito e diferenciação entre clima e cultura organizacional.

 

2 OBJETIVOS

Analisar e discutir sobre o comportamento humano, a condição social da vida humana a vida política, a noção de cidadania, a noção de poder, as organizações servis, totalitárias, burocráticas e democráticas.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução – Modelo básico de comportamento organizacional – CO

Nível individual

Nível de grupo

Nível de sistemas da organização

Unidade I- Nível individual – o indivíduo

Fundamentos do comportamento individual

Percepção e tomada de decisão individual

Valores e atitudes no trabalho

Satisfação e motivação no trabalho

Unidade II- Nível de grupo – o grupo

Fundamentos do comportamento de grupo

Equipes de trabalho

Comunicação

Liderança

Poder e política

Conflito, negociação e comportamento entre grupos

 

4 METODOLOGIA 

A disciplina será desenvolvida por meio de metodologias diversas (ativa e tradicional), que se complementam umas às outras, de forma a propiciar ao aluno múltiplas ferramentas de aprendizagem. As aulas expositivas serão dialogadas, utilizando-se recursos audiovisuais, seminários, estudos dirigidos, desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em grupos, atividades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e sala virtual (classroom e outras). Ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) serão destinadas 10h (0,5 crédito) da disciplina, integrado de atividades teórico-práticas supervisionadas e será desenvolvido por meio de leitura de textos, elaboração de resenhas, fichamentos, vídeos, podcasts, dentre outros elementos, conforme Resolução nº 2750/CUN/2020.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

 

6 BIBLIOGRÁFIA BÁSICA

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 11.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. [Biblioteca Virtual].

 LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2011. [Biblioteca Virtual]. 

LUCENA, Maria Diva Da Salete. Planejamento de recursos humanos. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2017. [Biblioteca Virtual]

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GIL, A. C. Gestão de Pessoas - Enfoque nos Papéis Estratégicos, 2. edição. Grupo GEN, 2016. [Minha Biblioteca].

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Recursos Humanos - Estratégia e Gestão de Pessoas na Sociedade Global. Rio de Janeiro: LTC, 2014. [Minha Biblioteca].

FIDELIS, Gilson José. Gestão de Pessoas - Rotinas Trabalhistas e Dinâmicas do Departamento de Pessoal, 3. ed. Erica, São Paulo. 2014. [Minha Biblioteca].

MASCARENHAS, André O. Gestão Estratégica de Pessoas - Evolução, Teoria e Crítica. Cengage. São Paulo: Learning Brasil, 2013. [Minha Biblioteca].