DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
1 EMENTA Plano de negócio.
2 OBJETIVO Elaborar um plano de negócios elencado os elementos essenciais à missão da empresa, suas estratégias de marketing e controle financeiro, um planejamento tributário, identificando os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade da ideia e gestão da empresa, adequado às demandas do negócio, bem como as ideias de crescimento.3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Diferenciais Competitivos; Missão, Visão e Valores; Perfil dos Empreendedores; Produtos e Serviços; Mercado de Atuação; Investimento Inicial; Forma Jurídica; Enquadramento Tributário; Planejamento tributário Estudo de viabilidade econômica Ajustes e flexibilização
4 METODOLOGIA Todas as atividades pedagógicas visam ao desenvolvimento das habilidades de aprendizagem autônoma dos discentes, isto é, que sejam capazes de realizar aprendizagens significativas por si mesmos, tornando-se protagonistas nas mais diversas situações e circunstâncias. O acadêmico individual ou em grupo em fase de realização do Projeto Integrador deve manter contato com o professor Orientador para discussão e aprimoramento de seu trabalho, cumprindo os prazos e procedimentos relativos ao desenvolvimento e apresentação do trabalho. O acadêmico deverá elaborar e entregar o Projeto Integrador de acordo com o plano de execução, com as normas específicas do curso e com as orientações recebidas ao longo da efetivação dos semestres, respeitando a preservação do capital intelectual de terceiros.
5 AVALIAÇÃO Fazem parte dos critérios avaliativos do Projeto Integrador:
Legenda: - Insatisfatório = 0 a 4. - Regular = 4,1 a 7. - Bom = 7,1 a 9. - Ótimo = 9,1 a 10. O Projeto Integrador prevê duas etapas em cada módulo:- 1ª etapa - entrega parcial da proposta, correspondendo a 40% da nota final;- 2ª etapa - entrega final do trabalho, correspondendo a 60% da nota final.
6 BIBLIOGRÁGIA BÁSICA BRUNI, Adriano Leal, FAMÁ, Rubens. As Decisões de Investimentos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. DORNELES, José. Plano de negócios com modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio. 2 Ed. São Paulo:Empreende,2020. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. MAZZA, Alexandre. Tributário # na prática. 5ªed. São Paulo: Saraiva Educação.2020. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ASSAF NETO, Alexandre; SILVA, César Augusto Tibúrcio. Administração do Capital de Giro. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio:teoria geral. Barueri, SP: Manole,2011. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. Roberto. Fundamentos de Administração Financeira, 9. ed. AMGH, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. ROSS, Stephen A. (et.al.) Administração financeira: versão brasileira de corporate finance.; tradução:(Evelyn Tesche. et.al) 10 ed. Porto Alegre: AMGH,2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
|