Plano de Ensino

Ciências Contábeis

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA:

Projeto Integrador V – Ciências Contábeis

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60-1028

CARGA HORÁRIA:

60 HORAS

Nº CRÉDITOS:

03

 

1 EMENTA

Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

 

2 OBJETIVO

Estudar as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), num conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser observados como requisitos para o exercício da profissão contábil, bem como os conceitos doutrinários, princípios, estrutura técnica e procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos previstos nas normas aprovadas por resolução emitidas pelo CFC.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Normas Brasileiras de Contabilidade Profissionais

Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica

Interpretação Técnica e Comunicado Técnico

 

4 METODOLOGIA

Todas as atividades pedagógicas visam ao desenvolvimento das habilidades de aprendizagem autônoma dos discentes, isto é, que sejam capazes de realizar aprendizagens significativas por si mesmos, tornando-se protagonistas nas mais diversas situações e circunstâncias. O acadêmico individual ou em grupo em fase de realização do Projeto Integrador deve manter contato com o professor Orientador para discussão e aprimoramento de seu trabalho, cumprindo os prazos e procedimentos relativos ao desenvolvimento e apresentação do trabalho.  O acadêmico deverá elaborar e entregar o Projeto Integrador de acordo com o plano de execução, com as normas específicas do curso e com as orientações recebidas ao longo da efetivação dos semestres, respeitando a preservação do capital intelectual de terceiros.

 

5 AVALIAÇÃO

Fazem parte dos critérios avaliativos do Projeto Integrador:

CRITÉRIO/AVALIAÇÃO

ÓTIMO

BOM

REGULAR

INSATISFATÓRIO

Pertinência e relevância do referencial teórico para a área de conhecimento

 

 

 

 

Desenvolvimento do tema

 

 

 

 

Uso adequado da linguagem

 

 

 

 

Uso adequado das normas pertinentes

 

 

 

 

Adequação do referencial bibliográfico

 

 

 

 

 

Legenda:

- Insatisfatório = 0 a 4.

- Regular = 4,1 a 7.

- Bom = 7,1 a 9.

- Ótimo = 9,1 a 10.

 

O Projeto Integrador prevê duas etapas em cada módulo:

- 1ª etapa - entrega parcial da proposta, correspondendo a 40% da nota final;

- 2ª etapa - entrega final do trabalho, correspondendo a 60% da nota final.

 

6 BIBLIOGRÁGIA BÁSICA

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade Societária. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Disponível em: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos

Ribeiro, Osni Moura. Contabilidade Avançada. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FLORES, E.; BRAUNBECK, G.; CARVALHO, N. (Organizadores). Teoria da contabilidade financeira: fundamentos e aplicações. São Paulo: Atlas, 2018. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

GELbCKE, Ernesto Rubens et al; Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas sociedades. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

IUDICIBUS, S. Teoria da Contabilidade. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

RIOS, Ricardo Pereira; MARION, José Carlos. Contabilidade Avançada: de acordo com as normas brasileiras de contabilidade (NBC) e normas internacionais de contabilidade (IFRS). 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.