Plano de Ensino

Ciências Contábeis

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA:

Teoria da Contabilidade

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60-1026

CARGA HORÁRIA:

40 HORAS

Nº CRÉDITOS:

02

 

1 EMENTA

Contextualizar os objetivos da contabilidade e sua importância no controle de informações úteis na tomada de decisões empresariais, bem como, os órgãos normatizadores da profissão. Explicar a cerca dos postulados da contabilidade e a conceituação básica da contabilidade expressa pelo CPC 00 ou NBC Estrutura Conceitual.

 

2 OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno conhecer a evolução histórica da ciência contábil em seu campo de atuação para os profissionais da contabilidade, como também, consolidação dos conceitos e princípios que pautam as normas técnicas de atuação do contador discorrendo sobre os motivos e fundamentos que justificam tais entendimentos.

  

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Evolução da contabilidade

Postulados e convenções de contabilidade

Estrutura conceitual da contabilidade

Perspectivas e tendências da teoria e da profissão

Abordagens da teoria contábil

Objetivos da contabilidade

Utilização da informação

Qualidade da informação

Evidenciação das informações

Sistema de informações

O gestor das informações

Os órgãos contábeis no brasil e exterior CPC, CFC, CRC, IASB, FASB

A tecnologia e o futuro da profissão

 

4 METODOLOGIA 

A disciplina será desenvolvida por meio de metodologias diversas (ativa e tradicional), que se complementam umas às outras, de forma a propiciar ao aluno múltiplas ferramentas de aprendizagem. As aulas expositivas serão dialogadas, utilizando-se recursos audiovisuais, seminários, estudos dirigidos, desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em grupos, atividades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e sala virtual (classroom e outras). Ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) serão destinadas 10h (0,5 crédito) da disciplina, integrado de atividades teórico-práticas supervisionadas e será desenvolvido por meio de leitura de textos, elaboração de resenhas, fichamentos, vídeos, podcasts, dentre outros elementos, conforme Resolução nº 2750/CUN/2020.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as sociedades por ações. (Atualizada). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm>

IUDICIBUS, S. Teoria da Contabilidade. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

NBC-TG. Estrutura Conceitual para a Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. 2020 Conselho Federal de Contabilidade. Disponível em: < https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTGEC.pdf>

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALMEIDA, M. C. Iniciação à contabilidade em IFRS e CPC: facilitada e sistematizada. São Paulo: Atlas, 2017. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FLORES, E.; BRAUNBECK, G.; CARVALHO, N. (Organizadores). Teoria da contabilidade financeira: fundamentos e aplicações. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

IUDICIBUS, S.; MARION, J. C.; FARIA, A. C. Introdução a teoria da contabilidade: para graduação. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

KATSUMI, N. J. SILVA, C. A. T. Teoria da contabilidade. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SUNDER, S. Teoria da contabilidade e do controle. São Paulo: Atlas, 2014. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.