Plano de Ensino

Ciências Contábeis

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLCIADAS

 

DISCIPLINA:

Projeto Integrador IV – Ciências Contábeis

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60-1023

CARGA HORÁRIA:

60 HORAS

Nº CRÉDITOS:

03

 

1 EMENTA

Sistemas de controles internos, o papel da controladoria, sistema integrado de informações e o conceito de accountability”. Conceito de sistema, a empresa como sistema, Conceitos de modelo de gestão e processo de gestão.

  

2 OBJETIVO

Estudar a contabilidade como sistema de informação integrado ao sistema de informação global da Empresa, voltado ao atendimento das necessidades de informação. A contabilidade como meio de expressar planos administrativos e como instrumento de apoio às funções administrativas de planejamento, controle operacional, controle gerencial e tomada de decisão.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Sistema de Informação global na empresa

Componentes básicos de um sistema de informação

Sistema de informação contábil

Os sistemas de informação como estratégias competitivas

  

4 METODOLOGIA

Todas as atividades pedagógicas visam ao desenvolvimento das habilidades de aprendizagem autônoma dos discentes, isto é, que sejam capazes de realizar aprendizagens significativas por si mesmos, tornando-se protagonistas nas mais diversas situações e circunstâncias. O acadêmico individual ou em grupo em fase de realização do Projeto Integrador deve manter contato com o professor Orientador para discussão e aprimoramento de seu trabalho, cumprindo os prazos e procedimentos relativos ao desenvolvimento e apresentação do trabalho.  O acadêmico deverá elaborar e entregar o Projeto Integrador de acordo com o plano de execução, com as normas específicas do curso e com as orientações recebidas ao longo da efetivação dos semestres, respeitando a preservação do capital intelectual de terceiros.

 

5 AVALIAÇÃO

Fazem parte dos critérios avaliativos do Projeto Integrador:

CRITÉRIO/AVALIAÇÃO

ÓTIMO

BOM

REGULAR

INSATISFATÓRIO

Pertinência e relevância do referencial teórico para a área de conhecimento

 

 

 

 

Desenvolvimento do tema

 

 

 

 

Uso adequado da linguagem

 

 

 

 

Uso adequado das normas pertinentes

 

 

 

 

Adequação do referencial bibliográfico

 

 

 

 

Legenda:

- Insatisfatório = 0 a 4.

- Regular = 4,1 a 7.

- Bom = 7,1 a 9.

- Ótimo = 9,1 a 10.

O Projeto Integrador prevê duas etapas em cada módulo:

- 1ª etapa - entrega parcial da proposta, correspondendo a 40% da nota final;

- 2ª etapa - entrega final do trabalho, correspondendo a 60% da nota final.

  

6 BIBLIOGRÁGIA BÁSICA

ATKINSON, Anthony A.; KAPLAN, Robert S.; MATSUMURA, Ella Mae; YOUNG, S. Mark. Contabilidade Gerencial - Informação para Tomada de Decisão e Execução da Estratégia, 4ª edição; São Paulo Atlas; 2015. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

PADOVEZE, Clovis Luis. Controladoria estratégica aplicada: conceitos, estrutura e sistema de informação. São Paulo, Cengage Learning, 2016. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

PEREZ JUNIOR, José Hernandez; OLIVEIRA, Luiz Martins de. Contabilidade Avançada. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2020. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação do preço de venda. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W.; BREWER, P. C. Contabilidade gerencial. 14ªed. Porto Alegre: Bookman, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

GONÇALVES, Glauber Rogério Barbieri, Sistema de informação. 1. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

Viceconti, Paulo Eduardo; Neves, Silvério das. Contabilidade Avançada e Análise das Demonstrações Financeiras. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.