Plano de Ensino

Ciências Contábeis

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Administração da Produção e Operações I

Código: 60-1022

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Introdução à administração da produção. Planejamento da Capacidade. Decisões sobre Localização de Fábrica. Projeto do Produto. Planejamento e Análise de Processos. Arranjo Físico de Instalações. Projeto e Medida do Trabalho.

 

2 OBJETIVO

Conhecer o processo de organização da empresa industrial ou de serviços, desde a etapa de dimensionamento da sua capacidade de produção até o estabelecimento do projeto de trabalho. Analisar e relacionar a função produção dentro de uma visão sistêmica, desenvolvendo os conceitos de visão sistêmica e metodologias para estruturar o processo produtivo.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Introdução a Administração da Produção

UNIDADE DE ENSINO 2 - Planejamento da Capacidade

UNIDADE DE ENSINO 3 - Projeto do Produto e Planejamento e Análise de Processos

UNIDADE DE ENSINO 4 - Arranjo Físico

UNIDADE DE ENSINO 5 - Atualidades, novidades e tendências na área  

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e de operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MARTINS, Petrônio G. Administração da Produção- Série Fácil. Editora Saraiva, 2008. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTUNES, Junico et al. Sistemas de produção: conceitos e práticas para projeto e gestão da produção enxuta. Porto Alegre: Bookman, 2011. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

CORRÊA, Henrique Luiz. Teoria geral da administração: abordagem histórica da gestão de produção e operações. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

HAYES, Robert; PISANO, Gary; UPTON, David; WHEELWRIGTH, Steven C. Produção, Estratégia e Tecnologia: Em Busca da Vantagem Competitiva. Bookman, 2008. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

LOBO, Renato Nogueirol; SILVA, Damião L. da. Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.