Plano de Ensino

Ciências Contábeis

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Curso: Administração

Disciplina: Teoria Econômica

Código: 60-1011

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)  

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Aspectos do conhecimento econômico. Definições, objeto, metodologia e leis da economia. A economia descritiva, a teoria econômica e a política econômica. Problemas econômicos. Caracterização da organização econômica. A formação dos preços e a orientação da atividade econômica. As imperfeições da concorrência e do sistema de preços. A organização da atividade econômica. Conceito e cálculo do produto da atividade econômica. Os agregados macroeconômicos do Brasil. Alguns aspectos da repartição do produto: distribuição de renda, setor público, agricultura, indústria, serviços, setor externo. O equilíbrio e as flutuações dos níveis da produção, da renda e do emprego. Perspectivas econômicas. Cenários econômicos e economia internacional.

 

2 OBJETIVOS

Oportunizar o aprofundamento do estudo, manuseio de variáveis econômicas, problemas econômicos, formação de preços, as imperfeições da concorrência e os agregados macroeconômicos do Brasil e economia internacional. Fornecer Condições de utilização das informações macroeconômicas como ferramenta para auxílio à tomada decisão gerenciais.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Introdução à teoria econômica.

UNIDADE DE ENSINO 2 -Teoria elementar do funcionamento de mercado

UNIDADE DE ENSINO 3 - Produção e custo

UNIDADE DE ENSINO 4 - Estruturas diferenciadas de mercado

UNIDADE DE ENSINO 5 - Análise macroeconomia

UNIDADE DE ENSINO 6 - Inflação

UNIDADE DE ENSINO 7 -Política monetária

UNIDADE DE ENSINO 8 - Política fiscal

UNIDADE DE ENSINO 9 -Política cambial e comercio exterior

UNIDADE DE ENSINO 10 - Atualidades e tendências em economia.

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DORNBUSCH, Rudiger e FISCHER, Stanlez. Macroeconomia. 11. ed. São Paulo: Makron Books do Brasil. 2013 Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MANKIW, N. G. Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia. 17. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: Cengage, 2020. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.  

PINHO, Diva Benevides; VASCONCELLOS, Marco Antônio S. (Org.). Manual de economia. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2011 Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LANZANA, Antonio E. Teixeira. Economia Brasileira - Fundamentos e Atualidade, 5. ed. Grupo GEN, 2016. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MONTELLA, Maura. Micro e macroeconomia: uma abordagem conceitual e prática, 2. ed. Grupo GEN, 2011. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2016. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

WELLS, Paul Krugman. Microeconomia. 3. ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2014. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

WESSELS, W. J. Microeconomia: Teoria e aplicações, 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.