DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASDisciplina: FUNDAMENTOS DO MARKETING Código: 60-1009 Carga Horária Total: 80 h ( Teórica 80h) Créditos: 04
1. EMENTA Evolução do Marketing, conceitos centrais de marketing e sua abrangência. Mensuração da demanda de mercado. Sistemas de Marketing e gestão das informações de marketing e os estudos sobre o comportamento do consumidor.
2. OBJETIVOS - Analisar e discutir os fundamentos e objetivos da administração mercadológica, bem como analisar o instrumental de trabalho do administrador mercadológico e sua adaptação à solução de problemas nas empresas, tornando as decisões mais eficientes para o alcance da efetividade da organização. - Identificar, selecionar e interpretar as variáveis que propiciam a interação da empresa com o meio ambiente, desenvolvendo condições de avaliar as situações de mercado e encontrando alternativas que facilitem a tomada de decisão, procurando a solução dos problemas mercadológicos das organizações.
3.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
3.1 Princípios de marketing e construção de relacionamento 3.1.1 Marketing em um mundo em mutação: Criando valor e satisfação 3.1.2 Definição de marketing, necessidade, desejos e demandas; produtos; valor, satisfação e qualidade, troca, transações e relacionamentos; 3.1.3 A diferença do marketing e da publicidade e propaganda Filosofias de administração de marketing. 3.1.4 Mercados e o Marketing. 3.1.5 A conquista de mercados: Planejamento estratégico orientado para o mercado. 3.1.6 Planejamento Estratégico de Marketing; Planejando o portfolio de negócios; 3.1.7 Planejamento estratégico e pequenas empresas; o processo de marketing.
3.2 Análise das oportunidades de mercado: uma introdução geral 3.2.1 O ambiente de marketing: o microambiente da empresa e o macroambiente da empresa sendo estudado para ter diagnóstico do mercado e da empresa visando montagem de estratégias. 3.2.2 A FOFA no Marketing 3.2.3 Introdução ao Composto do Marketing e os 4P´s 3.2.4 Introdução ao método SAP: Segmento, Alvo, Posicionamento 3.2.5 Os componentes de um moderno Sistema de Informações de Marketing (S.I.M) Sistema de registros internos, Sistema de inteligência de marketing, Sistema de pesquisa de marketing, Sistema de apoio a decisões de marketing, previsão e mensuração da demanda. Mercados de consumo e comportamento do consumidor 3.2.6 Um modelo de comportamento do consumidor; Fatores que influenciam o comportamento de compra; O processo de decisão de compra; Os estágios do processo de compra. 3.2.7 Mercados Diversos. Mercados organizacionais e comportamento do comprador organizacional Mercados internacionais; Comportamento do comprador internacional Mercados institucionais e governamentais: compras governamentais. 3.3 Princípios do Plano de marketing 3.3.1 Conteúdo do plano de Marketing 3.3.2 Princípios para a Elaboração do plano de marketing 3.3.3 Atualidades, novidades e tendências em marketing.
4. METODOLOGIAOs conteúdos serão abordados em aulas expositivas dialogadas e práticas, envolvendo estudos de caso, questões sobre textos, resenhas escritas, debates a partir de problemáticas apresentadas. Também serão utilizados recursos tais como relatos de experiências, exibição de filmes, e outras atividades com a utilização de recursos multimídia. Referidas estratégias visam garantir a aprendizagem, buscando construir o conhecimento, a s s o c i a n d o a s d i m e n s õ e s técnicas, de interdisciplinaridade e diversidade, visando a agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais nos futuros administradores.
5.AVALIAÇÃOA avaliação será contínua, levando em conta a construção do conhecimento do aluno e seu aprendizado na área. Critérios como a participação, o envolvimento e desenvolvimento das atividades desafiadas para o aluno, a capacidade de entender e se fazer entender bem como a de aplicar o que aprendeu também são considerados formas de avaliação que se juntam a métodos tradicionais como as provas com ou sem consulta, dentre outros. As avaliações serão medidas através pesos dados aos trabalhos, seminários, resenhas e demais formas de avaliação, bem com provas bimestrais.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICACOBRA, Marcos. Plano estratégico de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989. KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice-Hall do Brasil Ltda. , 2007. KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Cobra, 2003. DIAS, Sergio Roberto. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003. KOTLER, Philip; PINHEIRO, Roberto Meireles (Trad.). Introdução ao marketing. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados . 10. ed. São Paulo: Futura, 2001. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 1999.
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