DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
1 EMENTA Introdução a contabilidade como instrumento de gestão empresarial, áreas de atuação e mercado de trabalho do contador. Relatórios contábeis. Procedimentos contábeis, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado estruturado de forma simplificada. Introdução aos CPCs emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
2 OBJETIVO Experimentar o aluno sobre a função da contabilidade, a contabilidade como instrumento de gestão, aplicações, os usuários das informações e mercado de trabalho do contador. Posicionar o aluno no ambiente contábil, aplicando os conceitos sobre a representação e importância da contabilidade nas empresas.
3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 3.1 Noções preliminares 3.2 Estática patrimonial 3.3 Dinâmica Patrimonial 3.4 Contas 3.5 Atos e fatos Administrativos 3.6 Escrituração 3.7 Desenvolvendo a escrituração 3.8 Práticas de escrituração 3.9 Razonete e balancete
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida por meio de metodologias diversas (ativa e tradicional), que se complementam umas às outras, de forma a propiciar ao aluno múltiplas ferramentas de aprendizagem. As aulas expositivas serão dialogadas, utilizando-se recursos audiovisuais, seminários, estudos dirigidos, desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em grupos, atividades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e sala virtual (classroom e outras). Ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) serão destinadas 20h (01 crédito) da disciplina, integrado de atividades teórico-práticas supervisionadas e será desenvolvido por meio de leitura de textos, elaboração de resenhas, fichamentos, vídeos, podcasts, dentre outros elementos, conforme Resolução nº 2750/CUN/2020.
5 AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA FIPECAFI. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades. De acordo com as Normas Internacionais e do CPC. São Paulo, 2010. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. Iudícibus, Sérgio de. Equipe de professores da Fea/Usp. Contabilidade Introdutória. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2010. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica, Fácil. 27. ed. São Paulo, Saraiva, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Almeida, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade Introdutória em IFRS e CPC. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. Crepaldi, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. Marion, José Carlos. Contabilidade Básica. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2018. PADOVESE, Clóvis Luis. Manual de Contabilidade Básica: contabilidade introdutória e intermediária. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. Viceconti, Paulo Eduardo V.; Neves, Silvério das. Contabilidade Básica. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
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