Plano de Ensino

Ciências Contábeis

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Curso: Administração

Disciplina: Estatística

Código: 10-157

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)  

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Conceitos Básicos. Variáveis em estatística. Representação tabular e gráfica de dados estatísticos. Medidas de tendência central e de variabilidade.  Correlação e Regressão Linear.

 

2 OBJETIVOS

A disciplina pretende proporcionar ao aluno o conhecimento de técnicas estatísticas para a coleta, a disposição e o processamento de dados (informações), bem como a integração destas técnicas aos métodos de solução de problemas na área da administração.

Oportunizar que os alunos consigam observar, descrever e analisar fenômenos que os cercam, com capacidade de transformá-los em dados estatísticos para poder melhor entender e interpretá-los, desenvolvendo a compreensão intuitiva da estatística e do raciocínio estatístico, capacidade de tabular valores de uma amostra, condições  de  elaborar e interpretar gráficos, conhecimento para distinguir e calcular médias centrais e de interpretar gráficos.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Conceitos básicos e análise de séries estatísticas

UNIDADE DE ENSINO 2 – Construção e análise de gráficos para pesquisas estatísticas

UNIDADE DE ENSINO 3 – Medidas de tendência central e de variabilidade

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDERSON, David R.... [et al.]. Estatística aplicada à administração e economia. 8. ed. São Paulo, SP: Cengage, 2019. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MORETTIN, L. G. Estatística básica: Volumes 1 e 2. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 2002. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 12. ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARA, Amilton B. Introdução à Estatística. São Paulo: Editora Blucher, 2003. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatística Aplicada - Série Essencial, 3. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FREUND, J. E. Estatística Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. Porto alegre: Grupo A, 2019. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MANN, P. S. Introdução à Estatística. 8. ed. Rio de Janeiro. Grupo GEN, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MOORE, A. David S.; NOTZ, William I.; FLINGER, M. A Estatística Básica e sua Prática, 7. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.