DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Curso: Administração - Graduação Ativa Disciplina: Língua Portuguesa I- E (on-line) Código: 80-327 Carga Horária: 40h (Teórica: 40h) Créditos: 02
1 EMENTA Leitura, informação e conhecimento. O texto e os paradigmas da comunicação verbal. Compreensão e interpretação de diferentes gêneros textuais sob os aspectos semânticos, morfossintáticos, pragmáticos e discursivos. Produção textual oral e escrita.
2 OBJETIVO GERAL A disciplina objetiva desenvolver habilidades e competências de: Leitura em todos os níveis (compreensão, interpretação e crítica) de textos correspondentes aos gêneros textuais que circulam socialmente. Práticas relativas às estratégias e técnicas de leitura e escrita. Expressão oral e escrita. Uso da linguagem oral e escrita na dinâmica das relações interativo-comunicativas.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 1- Leitura: Estratégias Cognitivas e Meta Cognitivas 1.1 Ativação de conhecimento prévio e seleção de informações; 1.2 Antecipação de informações; 1.3 Realização de inferências; 1.4 Verificação de informações no texto; 1.5 Articulação de índices textuais e contextuais. UNIDADE DE ENSINO 2- O texto e os paradigmas da comunicação verbal 2.1 Completude; 2.2 Unidade; 2.3 Referência; 2.4 Coerência e Coesão; 2.5 Intertextualidade. UNIDADE DE ENSINO 3- Compreensão leitora, posicionamento crítico e aprendizagem significativa UNIDADE DE ENSINO 4- Prática da produção textual oral e escrita 4 METODOLOGIA As atividades que serão desenvolvidas na modalidade online terão o acompanhamento pedagógico do professor na respectiva plataforma, com momentos síncronos e assíncronos. O Percurso de Aprendizagem é composto por objetos de aprendizagem que permitem ao discente desempenhar um papel ativo no processo de construção do conhecimento. Constitui-se como sugestão de Percurso: Apresentação da disciplina; Vídeo do Professor; Material didático; Infográfico; Exercícios; Dica do Professor e Saiba Mais. - Apresentação: contém os Objetivos do Percurso de Aprendizagem, em termos de conteúdo, habilidades e competências. Esses objetivos de aprendizagem servem como norteadores para a elaboração dos demais itens que compõem a unidade. - Vídeo do professor: o professor aborda de forma sintetizada o conteúdo da aula. - Material didático: constitui-se do material didático que o professor irá disponibilizar para o acadêmico, podendo ser: capítulos de livros, material elaborado pelo professor com apresentação em power point, indicação de sites para leitura, etc. - Infográfico: síntese gráfica, com o objetivo de orientar o discente sobre os conteúdos disponibilizados no material. - Exercícios: são questões objetivas que abordam os pontos principais do conteúdo. - Dica do Professor: vídeo de curta duração sobre o tema principal da aula, tendo por objetivo apresentar o conteúdo em um formato dinâmico, complementando a aprendizagem. - Saiba Mais: artigos científicos, livros, textos, vídeos e outros materiais que estimulam a continuidade da leitura e o interesse de aprofundamento dos conteúdos.
5 AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina prevê que os resultados dos acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), representados da seguinte forma: I- 20% - Trabalhos do Docente; II – Fórum Avaliativo; III- 60% Prova Presencial O Trabalho do Docente, consiste em atividades propostas pelo docente da disciplina, no ambiente virtual de aprendizagem, representado um peso de 20% da avaliação que serão realizadas e entregue pelo aluno, conforme orientação. O Fórum Avaliativo considera a participação do aluno no fórum em 20% da pontuação do acadêmico. O fórum é uma ferramenta que pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona. Esta ferramenta possibilita a interação entre acadêmico-professor e acadêmico-acadêmico e seu o objetivo é propiciar o pensamento construtivo, a partir do pensamento crítico. A pontuação pode ser contabilizada de forma quantitativa e/ou qualitativa. A Prova Presencial obrigatória contempla 60% da pontuação da avaliação do acadêmico e é realizada de forma individual e sem consulta. Essa avaliação visa verificar as competências desenvolvidas pelo acadêmico durante a disciplina, e a elaboração e aplicação é de responsabilidade do docente.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA NUNO, HENRIQUE. Interpretação de texto – teoria e questões. São Paulo: Editora Ferreira, 2012. ANTUNES, Irandé. Análise de texto: fundamentos e práticas. São Paulo: Ed. Parábola, 2010. VOESE, Ingo. Análise do discurso e o ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Cortez, 2004.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CORTINA, Asafe. Fundamentos da Língua Portuguesa. Porto Alegre: SAGAH, 2018. LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura. São Paulo: Ed. Contexto, 2011. KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2000. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003. SANCHEZ, Miguel Emílio. Compreensão de textos: dificuldades e ajudas. (trad. Ernani Rosa). Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA: KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9.ed. São Paulo: pontes, 2004. KOCH, I. G.V. A coesão textual.14 ed. São Paulo: Contexto, 2001. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução: Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:ALLENDE, F.; CONDEMARIN, M. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005. ANDRADE, M. M.; HENRIQUES, A. Língua Portuguesa - Noções Básicas para Cursos Superiores - Atlas 9ª Ed. 2010. FARACO, C. A; MANDRYK, D. Língua Portuguesa - Prática de Redacao P/estudantes Universitários, Vozes, 2008. GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. Rio: FGV, 2014. LEDUR, P. F. Português Prático - De Acordo com a Nova Ortografia, Saraiva, 2012. MARTINS, D. S. Português Instrumental. 3. ed., Porto Alegre: Sagra, 2010.
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