Departamento de Ciências Humanas Disciplina: Climatologia Agrícola Código: 70-978 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Créditos: 02
EMENTA Introdução à climatologia agrícola. Relações terra-sol e suas influências sobre os vegetais e animais. Atmosfera. Estações meteorológicas. Elementos do clima de importância agropecuária. Balanço hídrico. Classificações climáticas.
OBJETIVOS A disciplina visa orientar o futuro profissional sobre seu papel como agente de intervenção na realidade agrícola do país e fornecer um horizonte sobre os conhecimentos necessários para sua formação e desenvolver as relações interpessoais de conduta e convivência social e profissional. Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício da profissão. Exercer a profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social. Capacidade de análise e síntese. Habilidade de trabalho em equipe. Capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais. Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados: - analisar os elementos meteorológicos e climatológicos de importância agropecuária na baixa troposfera, interpretar sua variação espacial e temporal e identificar sua influência nas atividades do setor primário. - capacitar o aluno a compreender os fenômenos climatológicos, permitindo o embasamento teórico-prático para aplicação do conhecimento nas atividades agrícolas ou correlatas a ela, bem como subsidiar a compreensão das modificações no clima.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 1 - Introdução à climatologia agrícola. 1.1 - Importância do tempo e do clima para os vegetais e animais. 1.2 - Organizações nacionais e mundiais ligadas à meteorologia e climatologia. 1.3 - Conceitos. 1.4 - Objetivos.
UNIDADE DE ENSINO 2 – Relações terra-sol e suas influências sobre os vegetais e animais. 2.1 - Coordenadas geográficas. 2.2 - Movimento de rotação e translação da terra e suas consequências. 2.3 - Duração astronômica do dia e sua importância sobre os cultivos agrícolas.
UNIDADE DE ENSINO 3 – Atmosfera. 3.1 - Conceito. 3.2 - Composição. 3.3 - Estrutura vertical. 3.4 - Importância agroclimática.
UNIDADE DE ENSINO 4 – Estações meteorológicas. 4.1 - Conceitos. 4.2 - Classificação. 4.3 - Instalação.
UNIDADE DE ENSINO 5 – Elementos do clima de importância agropecuária. 5.1 - Radiação solar. 5.2 - Temperatura do solo. 5.3 - Temperatura do ar. 5.4 - Vento. 5.5 - Evaporação e evapotranspiração. 5.6 - Umidade do ar. 5.7 - Precipitações: chuva e granizo. 5.8 - Orvalho. 5.9 - Geada.
UNIDADE DE ENSINO 6 – Balanço hídrico. 6.1 - Conceito. 6.2 - Técnica. 6.3 - Limitações. 6.4 - Uso no planejamento agrícola.
UNIDADE DE ENSINO 7 – Classificações climáticas. 7.1 - Conceito. 7.2 - Classificação de W. Koppen e Thornthwaite. 7.3 - Aplicações. 7.4 - Clima do Rio Grande do Sul.
UNIDADE DE ENSINO 8 – Meio ambiente na legislação brasileira.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, laboratório de informática, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade listas de exercícios, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, estudos de caso. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de laboratório, seminário e resenha descritiva.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: - provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); - Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); - atividades práticas em laboratório (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), - e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA OLIVEIRA, L. L. de; VIANELLO, R. L.; FERREIRA, N. J. Meteorologia fundamental. Erechim: EdiFAPES, 2001. TUBELIS, A. A chuva e a produção agrícola. São Paulo: Nobel, 1988. VIANELLO, R. L.; ALVES, A. R. Meteorologia básica e aplicações. Viçosa: UFV, 1991.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MARCONDES, A. C.; SARIEGO, J. C. Ciências: ar, água e solo. São Paulo: Scipione, 1996. MOTA, F. S. da; AGENDES, M. O. de O. Clima e agricultura no Brasil. Porto Alegre: Sagra, 1986. MOTA, F. S. da. Meteorologia agrícola. 6. ed. São Paulo: Nobel, 1983. NIMER, E. Climatologia do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1989.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA OLIVEIRA, L. L. de; VIANELLO, R. L.; FERREIRA, N. J. Meteorologia fundamental. Erechim: EdiFAPES, 2001. TUBELIS, A. A chuva e a produção agrícola. São Paulo: Nobel, 1988. VIANELLO, R. L.; ALVES, A. R. Meteorologia básica e aplicações. Viçosa: UFV, 1991.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MARCONDES, A. C.; SARIEGO, J. C. Ciências: ar, água e solo. São Paulo: Scipione, 1996. MOTA, F. S. da; AGENDES, M. O. de O. Clima e agricultura no Brasil. Porto Alegre: Sagra, 1986. MOTA, F. S. da. Meteorologia agrícola. 6. ed. São Paulo: Nobel, 1983. NIMER, E. Climatologia do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1989.
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