Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações Código: 60-1138 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Número de Créditos: 02
EMENTA Introdução ao comportamento organizacional. O indivíduo e a organização. A diversidade no contexto organizacional. Personalidade. Atitude e valores. Percepção. Motivação humana. Liderança. Grupos e desenvolvimento de equipes eficazes. O processo de comunicação inter pessoal no contexto organizacional. Administração de conflitos. Estresse e Bem-estar no ambiente de trabalho. Cultura organizacional e mudança.
OBJETIVOS Caberá a disciplina Comportamento Humano nas Organizações buscar o desenvolvimento das seguintes competências: - Desenvolvimento pessoal - Senso crítico e capacidade de contextualização - Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas - Comunicação e expressão - Trabalho em equipe - Orientação para processos - Orientação para resultados Ao final da disciplina o estudante terá desenvolvido as seguintes competências e Habilidades: • Discriminar as diferentes formas de interação humana nas práticas organizacionais. • Identificar e atuar sobre os aspectos que envolvem a relação de individuo com o trabalho. • Discriminar as diferenças individuais identificando os aspectos que envolvem a relação do indivíduo com o trabalho • Proporcionar o entendimento da importância das pessoas nas organizações, buscando identificar suas contribuições para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 1- Comportamento Organizacional 1.1 Conceituar comportamento organizacional 1.2 Fundamentos históricos da relação do homem com o trabalho: abordagem clássica, relações humanas e comportamental 1.3 Níveis de análise do comportamento organizacional: micro, meso e macroorganizacional
UNIDADE DE ENSINO 2- O indivíduo na Organização 2.1 O ser humano 2.2 O homem e o trabalho 2.3 Personalidade. Traços e tipos de personalidade 2.4 Análise transacional 2.5 Atitude/ Valores 2.6 Temperamento/ Caráter
UNIDADE DE ENSINO 3- Percepção 3.1 Fundamentos teóricos da percepção e sua influência no comportamento 3.2 Fatores que influem na percepção 3.3 Apresentação da teoria da atribuição com seus três elementos determinantes. 3.4 Importância da percepção na tomada de decisão e os vieses que interferem na forma de julgarmos o mundo 3.5 Definição de Dissonância cognitiva 3.6 Auto percepção e heteropercepção
UNIDADE DE ENSINO 4- Motivação 4.1 Conceitos básicos de motivação 4.2 Motivação intrínseca x motivação extrínseca 4.3 Principais teorias motivacionais
UNIDADE DE ENSINO 5- Liderança 5.1 Definições de liderança 5.2 Liderança e poder 5.3 Liderança bem sucedida 5.4 Estilos de liderança 5.5 Abordagens de liderança 5.6 Liderança e propósitos organizacionais UNIDADE DE ENSINO 6- Comunicação 6.1 O processo de comunicação 6.2 Comunicação e tecnologia da informação 6.3 Comunicação não-verbal 6.4 Canais organizacionais de comunicação 6.5 Barreiras no processo de comunicação 6.6 Assertividade e feedback
UNIDADE DE ENSINO 7- Grupos e desenvolvimento de equipes eficazes 7.1 Definições 7.2 Características e tipos de grupos e equipes 7.3 Formação de grupos 7.4 Estágios de desenvolvimento dos grupos 7.5 Construção do trabalho em equipe 7.6 Vantagens e desvantagens do trabalho em equipe
UNIDADE DE ENSINO 8- Conflitos, Estresse e Bem-estar no ambiente de trabalho 8.1 O conflito nas organizações 8.2 Conflitos funcionais e disfuncionais. 8.3 Estresse no trabalho. Caracterização dos agentes estressores no trabalho 8.4 O bem-estar nas organizações.
UNIDADE DE ENSINO 9- Cultura Organizacional e Mudança 9.1 Definir cultura organizacional 9.2 Contextualizar como se cria uma cultura e os elementos que a constituem: ritos, valores, rituais, mitos heróis. 9.3 Barreiras culturais que influenciam o gerenciamento da mudança 9.4 Resistência à mudança 9.5 Desenvolvimento organizacional como estratégia de mudança
METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Simulações, jogos, estudos de caso e dinâmicas de grupos, que permitam aos alunos compreenderem na prática a teoria apresentada. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios e produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso e relatórios.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatório de atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Education, 2009. VECCHIO, Robert P. Comportamento organizacional: conceitos básicos. São Paulo: Cengage Learning, 2008. WAGNER, John A.,Hollenbeck, John R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR COHEN, Allan R., FINK, Stephen L. Comportamento organizacional conceitos e estudos de casos. Rio de Janeiro: Campus, 2003. GRIFFIN, Ricky W., MOORHEAD, Gregory. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Ática, 2006. MORIN, Estele M., Aubé, Caroline. Psicologia e gestão. São Paulo: Atlas, 2009. ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. SOTO, Eduardo. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
|