Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações  

Código: 60-1138

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Número de Créditos: 02   

 

EMENTA

Introdução   ao comportamento organizacional. O indivíduo   e  a  organização.   A diversidade no   contexto   organizacional.  Personalidade. Atitude e valores.  Percepção.   Motivação humana.   Liderança.   Grupos e   desenvolvimento   de equipes eficazes. O processo de comunicação inter pessoal no contexto   organizacional.  Administração de conflitos. Estresse e Bem-estar no ambiente de trabalho. Cultura organizacional e mudança.  

 

OBJETIVOS

Caberá a disciplina Comportamento Humano nas Organizações buscar o

desenvolvimento das seguintes competências:  

- Desenvolvimento pessoal

- Senso crítico e capacidade de contextualização  

- Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas  

- Comunicação e expressão  

- Trabalho em equipe

- Orientação para processos  

- Orientação para resultados

Ao final da disciplina o estudante terá desenvolvido as seguintes competências e Habilidades:

• Discriminar as diferentes formas de interação humana nas práticas organizacionais.   

• Identificar e atuar sobre os aspectos que envolvem a relação de individuo com o trabalho.

• Discriminar as diferenças individuais identificando os aspectos que envolvem a relação do indivíduo com o trabalho  

• Proporcionar o entendimento da importância das pessoas nas organizações, buscando identificar suas contribuições para o desenvolvimento e crescimento das empresas.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1- Comportamento Organizacional

1.1 Conceituar comportamento organizacional

1.2 Fundamentos históricos da relação do homem com o trabalho: abordagem

clássica, relações humanas e comportamental

1.3   Níveis de análise do comportamento organizacional:  micro, meso e macroorganizacional

 

UNIDADE DE ENSINO 2- O indivíduo na Organização

2.1 O ser humano  

2.2 O homem e o trabalho  

2.3 Personalidade. Traços e tipos de personalidade

2.4 Análise transacional

2.5 Atitude/ Valores  

2.6 Temperamento/ Caráter   

 

UNIDADE DE ENSINO 3- Percepção

3.1 Fundamentos teóricos da percepção e sua influência no comportamento  

3.2 Fatores que influem na percepção  

3.3 Apresentação da teoria da atribuição com seus três elementos determinantes.  

3.4 Importância da percepção na tomada de decisão e os vieses que interferem

na forma de julgarmos o mundo  

3.5 Definição de Dissonância cognitiva  

3.6 Auto percepção e heteropercepção  

 

UNIDADE DE ENSINO 4- Motivação

4.1 Conceitos básicos de motivação  

4.2 Motivação intrínseca x motivação extrínseca  

4.3 Principais teorias motivacionais   

 

UNIDADE DE ENSINO 5- Liderança

5.1 Definições de liderança  

5.2 Liderança e poder  

5.3 Liderança bem sucedida

5.4 Estilos de liderança  

5.5 Abordagens de liderança  

5.6 Liderança e propósitos organizacionais  

UNIDADE DE ENSINO 6- Comunicação

6.1 O processo de comunicação

6.2 Comunicação e tecnologia da informação  

6.3 Comunicação não-verbal

6.4 Canais organizacionais de comunicação  

6.5 Barreiras no processo de comunicação  

6.6 Assertividade e feedback  

 

UNIDADE DE ENSINO 7- Grupos e desenvolvimento de equipes eficazes

7.1 Definições

7.2 Características e tipos de grupos e equipes

7.3 Formação de grupos  

7.4 Estágios de desenvolvimento dos grupos  

7.5 Construção do trabalho em equipe  

7.6 Vantagens e desvantagens do trabalho em equipe  

 

UNIDADE DE ENSINO 8- Conflitos, Estresse e Bem-estar no ambiente de trabalho  

8.1 O conflito nas organizações  

8.2 Conflitos funcionais e disfuncionais.  

8.3 Estresse no trabalho. Caracterização dos agentes estressores no trabalho  

8.4 O bem-estar nas organizações.    

 

UNIDADE DE ENSINO 9- Cultura Organizacional e Mudança  

9.1 Definir cultura organizacional

9.2 Contextualizar como se cria uma cultura e os elementos que a constituem: ritos, valores, rituais, mitos heróis.  

9.3 Barreiras culturais que influenciam o gerenciamento da mudança  

9.4 Resistência à mudança  

9.5 Desenvolvimento organizacional como estratégia de mudança

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Simulações, jogos, estudos de caso e dinâmicas de grupos, que permitam aos alunos compreenderem na prática a teoria apresentada. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios e produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatório de atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo:  Pearson Education, 2009.  

VECCHIO, Robert P.  Comportamento organizacional:  conceitos básicos. São Paulo: Cengage Learning, 2008.  

WAGNER, John A.,Hollenbeck, John R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2009.      

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COHEN, Allan R., FINK, Stephen L. Comportamento organizacional conceitos e estudos de casos. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

GRIFFIN, Ricky W., MOORHEAD, Gregory.  Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Ática, 2006.  

MORIN, Estele M., Aubé, Caroline. Psicologia e gestão. São Paulo: Atlas, 2009.  

ROBBINS, Stephen P.  Fundamentos do comportamento organizacional.  São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.  

SOTO, Eduardo.  Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.    

 

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