Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Economia Aplicada ao Agronegócio

Código: 60-1137

Carga Horária: 40 h (Teórica: 40 h)  

Créditos: 2

 

EMENTA

Conceitos básicos de economia e suas implicações na agropecuária, enfatizando a inter-relação entre os fatores de produção agrícola na produção e realização da atividade econômica.

 

OBJETIVOS

Utilizar os princípios da Teoria Econômica para compreender a realidade agroindustrial, analisar as relações econômicas que se estabelecem entre os agentes, auxiliando na busca de alternativas para o desenvolvimento do setor agropecuário.

- Contribuir para a formação de Engenheiros Agrônomos que utilizem conceitos e princípios sustentáveis, visando o planejamento, a construção e o manejo de agroecossistemas ambientalmente corretos, economicamente viáveis e socioculturalmente aceitáveis, com sólidos conhecimentos técnico-científicos e compromisso social.

 - Utilizar os princípios da Teoria Econômica para compreender a realidade agroindustrial, analisar as relações econômicas que se estabelecem entre os agentes e auxiliar na busca de alternativas para o desenvolvimento do setor agropecuário

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - NOÇÕES BÁSICAS DE ECONOMIA.

1.1 - Conceitos.

1.2 - Divisão e classificação.

1.3 - Relações com outras ciências.

1.4 - Importância do estudo da economia rural.

 

UNIDADE DE ENSINO 2 - SISTEMA ECONÔMICO E SUAS RELAÇÕES FUNDAMENTAIS.

2.1 - Conceito.

2.2 - Diagrama circular.

2.3 - Funções.

2.4 - Formação de preço.

 

UNIDADE DE ENSINO 3 - OFERTA E PROCURA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS.

3.1 - Conceitos.

3.2 - Fatores condicionantes.

3.3 - Mudanças:

3.3.1 - Nas quantidades ofertadas e procuradas.

3.3.2 - Nas curvas de oferta e de procura.

3.4 - Estudo das elasticidades.

 

UNIDADE DE ENSINO 4 - TEORIA DA EMPRESA AGROPECUÁRIA.

4.1 - Produção.

4.2 - Custos.

4.3 - Rendimentos.

 

UNIDADEDE ENSINO 5 - ESTRUTURAS DE MERCADO.

5.1. Noções sobre Estruturas de mercado.

 

UNIDADE DE ENSINO 6 - POLÍTICAS AGROPECUÁRIAS.

6.1 - Conceito.

6.2 - Tipos.

6.3 - Objetivos e finalidades.

 

UNIDADE DE ENSINO 7- ELEMENTOS DE MACROECONOMIA.

7.1. Noções sobre elementos de macroeconomia.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios e produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota final da disciplina; relatório de atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

VASCONCELLOS, M. A. S. de. Economia: micro e macro. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MANKIW, N. G. Introdução à economia: princípios de micro e macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

PINHO, D. B. (Org.). Manual de economia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1998-2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BATALHA, M. O. (Org.) et al. Gestão agroindustrial. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 2. v.

NEVES, Marcos Fava; ZYLBERZTAJN, Decio; NEVES, Evaristo M. Agronegócio do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2006.

MENDES, J. T. G. Economia Agrícola. Curitiba: ZNT, 1998.

MONTOYA, Marco Antônio; PARRE, Jose Luiz (Org.). O agronegócio brasileiro no final do século XX: estrutura produtiva, arquitetura organizacional e tendências. Passo Fundo: Ediupf, 2000. 2 v.

ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 18. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

 

Notícias do Curso

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