Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento Ciências sociais e aplicadas

Disciplina: Liderança e Empreendedorismo

Código: 60-1136

Carga Horária: 40h

EAD

Número de Créditos: 02

 

Ementa

Desenvolver conceitos de Empreendedorismo. Desenvolver o capital humano para se tornar empreendedor. Estilos gerenciais das organizações empreendedoras na era do conhecimento. Empreendedorismo, mudança, criação, iniciativa e inovação como desafios do administrador e das empresas. Como constituir uma empresa. Atualidades, novidades e tendências em empreendedorismo e em formação de empresas. Liderança.

 

Objetivos

- Proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a importância do reconhecimento de suas características como empreendedor na gestão, possibilitando um melhor entendimento sobre seu próprio comportamento.

- Despertar nos alunos uma postura empreendedora que os motive a construir projetos e desenvolver ideias de novos negócios.

 

Conteúdos Curriculares

História da Gestão e Empreendedorismo; Conceitos de Empreendedorismo Os Mandamentos do Empreendedor;

Perfil do empreendedor e do Executivo; Quem é empreendedor;

Busca de novas oportunidade e de novos negócios;

Visão sistêmica, inconformismo e iniciativa como ferramentas empreendedoras;

Análise de risco;

Busca de informações, Planejamento, Plano de Negócio e Plano de Marketing como ferramentas para empreender melhor;

Planejamento e monitoramento;

Persistência e comprometimento;

Formas legais de constituição da Empresa;

Estatuto e Contrato Social. Melhor enquadramento tributário, tamanho da empresa, forma societária;

Como ser um empreendedor individual legalizado; Passos para Registro legal do empreendimento: como abrir a empresa;

Empreendedores e a internet;

Intraempreendedorismo;

Business Model Generation (Canvas);

Tópicos atuais, novidades e tendências na constituição de novas empresas.

 

Metodologia

O processo ensino aprendizagem será desenvolvido a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas.  Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1. 134/2016.

 

Avaliação

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CECCONELO, Antonio Renato; Ajzental, Alberto. A Construção do Plano de Negócio. São Paulo: Saraiva, 2008.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

FERREIRA, Manuel Portugal. Ser Empreendedor: Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

Bibliografia Complementar

CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Marcia. Empreendedorismo: Decolando para o Futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

DEGEN, Ronald. O empreendedor: Empreender como opção de carreira São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009

DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura, 2007.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e Espírito Empreendedor: Prática e Princípios. 6. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

RAMOS, Fernando Henrique. Empreendedores: Histórias de Sucesso. São Paulo: Saraiva, 2005.