Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Disciplina: Fundamentos e Gestão de Marketing Código: 60-1135 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Número de Créditos: 02
Ementa Conceitos básicos de marketing. Ambiente de marketing no agronegócio. Marketing estratégico aplicado a empresas agroindustriais. Gestão de produtos. Gestão de preços. Gestão dos canais. Gestão do composto promocional.
Objetivos Possibilitar a compreensão do marketing como fonte de desenvolvimento e descoberta de oportunidades de mercado, visando o crescimento de organizações pró-ativas e inovadoras. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: Identificar as principais decisões, políticas e estratégias do composto mercadológico e analisar as implicações específicas de cada elemento, através de um necessário e amplo controle mercadológico.
Conteúdos Curriculares 1 Conceitos básicos de marketing. 2 O Marketing e o Processo de Administração de Marketing. 3 Ambiente de marketing no agronegócio. 4 Marketing estratégico aplicado a firmas agroindustriais. 5 Seleção do Mercado-Alvo. 6 Modelos de comportamento do consumidor. Pesquisa mercadológica no agronegócio. 7 Desenvolvimento do mix de marketing.
8 O sistema e o ambiente de marketing. 8.1 O comportamento do consumidor e do comprador organizacional. 8.2 Análise do potencial de mercado. 8.3 Segmentação e posicionamento de Mercado.
9 Desenvolvimento de estratégias de marketing.
10 Desenvolvimento do programa de marketing. 10.1 Decisões e administração do composto produto. 10.2 Estratégias e programas de preço.
11 Decisões e administração de canais. 12 Estratégias de comunicação e promoção. 13 Administração da força de vendas. 14. Canais de distribuição 15. Composto Promocional 15.1 Decisão sobre o mix de comunicação 15.2 Comunicação integrada de marketing 15.3 Propaganda 15.4 Promoção de vendas 15.5 Relações públicas
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios e produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso e relatórios.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatório de atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA BATALHA, M. O. (coord.). Gestão Agroindustrial. Vol 1 e 2. São Paulo: Atlas, 2001 323p. KOTLER, Philip; BRANDÃO, Ailton Bonfim (Trad.). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998. 725 p. ZYLBERSTAJN, D.; NEVES, M. F. (Orgs) Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2000. 428p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CATELLI, Simone Roseli Ferreira. Uma garfada de marketing. São Paulo: Via Lettera, 2008. 119p. FARIA, Izabel Sabatier de; FARIA, Mário de. Pesquisa de marketing: teoria e prática. São Paulo: M.Books, 2009. 144 p. MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 720 p. MENDES, Judas Tadeu Grassi. Economia agrícola: princípios básicos e aplicações. 2. ed. Curitiba, PR: ZNT, 1998. xii, 458 p. NEVES; M.F.; CASTRO, L. Marketing e estratégia em agronegócios e alimentos. São Paulo: Atlas, 2003. 365 p.
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