Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Fundamentos e Gestão de Marketing

Código: 60-1135

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Número de Créditos: 02   

 

Ementa

Conceitos básicos de marketing. Ambiente de marketing no agronegócio. Marketing estratégico aplicado a empresas agroindustriais. Gestão de produtos. Gestão de preços. Gestão dos canais. Gestão do composto promocional.

 

Objetivos

Possibilitar a compreensão do marketing como fonte de desenvolvimento e descoberta de oportunidades de mercado, visando o crescimento de organizações pró-ativas e inovadoras.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades:

Identificar as principais decisões, políticas e estratégias do composto mercadológico e analisar as implicações específicas de cada elemento, através de um necessário e amplo controle mercadológico. 

 

Conteúdos Curriculares

1 Conceitos básicos de marketing.

2 O Marketing e o Processo de Administração de Marketing.

3 Ambiente de marketing no agronegócio.

4 Marketing estratégico aplicado a firmas agroindustriais.

5  Seleção do Mercado-Alvo.

6 Modelos de comportamento do consumidor. Pesquisa mercadológica no agronegócio.

7 Desenvolvimento do mix de marketing.

 

8 O sistema e o ambiente de marketing.

8.1 O comportamento do consumidor e do comprador organizacional.

8.2 Análise do potencial de mercado.

8.3 Segmentação e posicionamento de Mercado.

 

9 Desenvolvimento de estratégias de marketing.

 

10 Desenvolvimento do programa de marketing.

10.1 Decisões e administração do composto produto.

10.2 Estratégias e programas de preço.

 

11 Decisões e administração de canais.

12 Estratégias de comunicação e promoção.

13 Administração da força de vendas.

14. Canais de distribuição

15. Composto Promocional

15.1 Decisão sobre o mix de comunicação

15.2 Comunicação integrada de marketing

15.3 Propaganda

15.4 Promoção de vendas

15.5 Relações públicas

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios e produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso e relatórios.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatório de atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Notícias do Curso

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