Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Gestão do Agronegócio

Código: 60-1063

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)

Créditos: 2

 

1 EMENTA

Conceitos e princípios básicos do agronegócio. Introdução ao Gerenciamento dos sistemas agroindustriais. A inter-relação entre os elos das cadeias produtivas. A Gestão da produção rural no agronegócio. As características dos empreendimentos rurais. A pluriatividade. O agronegócio e a região. A agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. O associativismo e o cooperativismo no agronegócio. Tópicos contemporâneos em Agronegócio. Tendências do Agronegócio.

 

2 OBJETIVOS

 - Introduzir o conceito de agronegócio, sua evolução e setorização. Analisar a multiplicidade de variáveis que compõem os segmentos agroindustriais no Brasil: importância econômica e conjunto de inter-relações com os setores públicos, privados ou do terceiro setor. - Proporcionar ao profissional da área de administração a compreensão do ambiente das organizações do agronegócio, de forma a permitir uma visão sistêmica, capacitando-o para atuar nesse meio.

- Discutir abordagens teóricas acerca Segurança Alimentar e Soberania alimentar. Estabelecer relações entre questões ambientais e a produção agrícola. Desenvolver o senso crítico, o trabalho em equipe e a identificação e solução de problemas do setor agroindustrial. Estabelecer relações entre questões ambientais e a produção agrícola. - Desenvolver o senso crítico, o trabalho em equipe e a identificação e solução de problemas do setor agroindustrial.  

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Gerenciamento de sistemas agroindustriais

UNIDADE DE ENSINO 2 - Definições e Conceito de agribusiness/ agronegócios.

UNIDADE DE ENSINO 3 - As principais mudanças e tendências do agribusiness: “antes da porteira”, “dentro da porteira” e “depois da porteira”.

UNIDADE DE ENSINO 4 - A empresa rural e A unidade de produção como negócio.

A empresa e o empresário rural.

UNIDADE DE ENSINO 5 - O processo administrativo. A agricultura e a agricultura familiar

UNIDADE DE ENSINO 6 - Agroindústria familiar e as Áreas e níveis empresariais relacionados às empresas rurais

UNIDADE DE ENSINO 7 - Desenvolvimento Rural e Perspectivas teóricas do desenvolvimento rural.

UNIDADE DE ENSINO  8 - Atualidades, Novidades e Tendências do Agronegócio.

A região e o agronegócio.

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento –

individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de

metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MALINSK, Alan. Cadeias produtivas do Agronegócio I. Grupo A, 2018. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

STEIN, Tiago R. Cadeias produtivas do agronegócio II. Grupo A, 2020. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

ZUIN, Luís Fernando Soares R.; QUEIROZ, T. Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade - 2 ed. Saraiva, 2019. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

NAKAO, Sílvio H. Contabilidade Financeira no Agronegócio. Grupo GEN, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

NEVES, Marcos Fava; ZYLBERSZTAJN, Decio; CALEMAN, Silvia M. de Q. Gestão de Sistemas de Agronegócios. Grupo GEN, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MOTTA, Wilson M. Derivativos de Agronegócios Gestão de Riscos de Mercado. Saint Paul Publishing (Brasil), 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SPAREMBERGER, Ariosto. Princípios de Agronegócios - Conceitos e Estudos de Caso. Editora Unijuí, 2010. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

ZUIN, Luís Fernando Soares; QUEIROZ, Timóteo Ramos. Agronegócios: Gestão, Inovação e Sustentabilidade: Fundamentos do controle empresarial. Editora Saraiva, 2014. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MALINSK, Alan. Cadeias produtivas do Agronegócio I . Grupo A, 2018. [Biblioteca Virtual]

STEIN, Tiago R. Cadeias produtivas do agronegócio II . Grupo A, 2020. [Biblioteca Virtual]

ZUIN, Luís Fernando Soares R.; QUEIROZ, T. Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade - 2ED. Saraiva, 2019. [Biblioteca Virtual]

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

NAKAO, Sílvio H. Contabilidade Financeira no Agronegócio. Grupo GEN, 2017. [Biblioteca Virtual]

NEVES, Marcos Fava; ZYLBERSZTAJN, Decio; CALEMAN, Silvia M. de Q. Gestão de Sistemas de Agronegócios. Grupo GEN, 2015. [Biblioteca Virtual]

MOTTA, Wilson M. Derivativos de Agronegócios Gestão de Riscos de Mercado. Saint Paul Publishing (Brasil), 2017. [Biblioteca Virtual]

SPAREMBERGER, Ariosto. Princípios de Agronegócios - Conceitos e Estudos de Caso. Editora Unijuí, 2010. [Biblioteca Virtual]

ZUIN, Luís Fernando Soares; QUEIROZ, Timóteo Ramos. Agronegócios: Gestão, Inovação e Sustentabilidade: Fundamentos do controle empresarial. Editora Saraiva, 2014. [Biblioteca Virtual]