Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Criatividade e Aprendizagem Organizacional

Código: 60-1040

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)

Créditos: 02

 

1 EMENTA

O ser humano criativo. O processo criativo. Soluções criativas na empresa. O pensamento lateral na administração. Aprendizagem como processo de mudança. A organização que aprende.

 

2 OBJETIVO

Promover a construção de um conhecimento que contemple a necessidade do homem e as instituições adaptarem-se ao meio em que vivem, modificando-se, buscando alternativas criativas para a solução de problemas do seu cotidiano e do mercado em tempos de mudanças, dispondo-se a riscos e propondo-se a um contínuo aprendizado e renovação contínua.

 

3 CONTEÚDO CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - O Ser Humano Criativo, Potencial Imaginação Criativa Intuição.

UNIDADE DE ENSINO 2 - O Processo Criativo Soluções Criativas na Empresa

UNIDADE DE ENSINO 3 - O Pensamento Lateral na Administração Necessidade do Pensamento Criativo Técnicas e Aplicações do Pensamento Lateral

UNIDADE DE ENSINO 4 - Aprendizagem como Processo de Mudança

UNIDADE DE ENSINO 5 - A Organização que Aprende Educação e Cidadania e a Organização que Aprende

UNIDADE DE ENSINO  6 - Aperfeiçoamento do Ser

UNIDADE DE ENSINO  7 - Aprendizagem Organizacional

UNIDADE DE ENSINO 8 - Liderança Participativa (Teorias)

UNIDADE DE ENSINO 9 - Grupo e Aprendizagem Organizacional

UNIDADE DE ENSINO 10 - Tópicos atuais, novidades e tendências na área

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento –

individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de

metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SANMARTIN, Ana; STELAMARIS e A. Intuição e criatividade na tomada de decisões. 1. ed. Editora Trevisan, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SANTOS, António, Nelson D.; COSTA, Renato Lopes da; Aprendizagem Organizacional - ferramenta no processo de mudança. Grupo Almedina, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

ROCHA, Lygia Carvalho. Criatividade e Inovação: Como adaptar-se às mudanças. Rio de Janeiro: LTC, 2014. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTONELLO, Claudia S., GODOY, Arilda S. colaboradores. Aprendizagem Organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman, 2011. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FLEURY, Maria Leme, OLIVEIRA JUNIOR, Moacir de (Org.). Gestão estratégica do conhecimento - Integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo:Atlas, 2011. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MARIOTTI, Humberto De Oliveira. Organizações de Aprendizagem. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MARIOTTI, Humberto Oliveira. Pensamento complexo: suas aplicações à liderança, à aprendizagem e ao desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

RUAS, Roberto, ANTONELLO, Simone, BOFF, Luiz Henrique colaboradores.  Os Novos Horizontes de Gestão: Aprendizagem Organizacional e Competências. Porto Alegre: Bookman, 2011. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SANMARTIN, Ana; STELAMARIS e A. Intuição e criatividade na tomada de decisões. 1ª edição . Editora Trevisan, 2017. [Biblioteca Virtual]

SANTOS, António, Nelson D.; COSTA, Renato Lopes da;. Aprendizagem Organizacional - ferramenta no processo de mudança. Grupo Almedina, 2017. [Biblioteca Virtual]

ROCHA, Lygia Carvalho. Criatividade e Inovação: Como adaptar-se às mudanças. Rio de Janeiro: LTC, 2014. [Biblioteca Virtual]

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTONELLO, Claudia            S.,       GODOY,        Arilda   S.        colaboradores.

Aprendizagem Organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman, 2011. [Biblioteca Virtual]

FLEURY, Maria Leme, OLIVEIRA JUNIOR, Moacir de (Org.). Gestão estratégica do conhecimento - Integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo:Atlas, 2011. [Biblioteca Virtual]

MARIOTTI, Humberto De Oliveira. Organizações de Aprendizagem. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001. [Biblioteca Virtual]

MARIOTTI, Humberto Oliveira. Pensamento complexo : suas aplicações à liderança, à aprendizagem e ao desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010. [Biblioteca Virtual]

RUAS,  Roberto,  ANTONELLO,  Simone,  BOFF,  Luiz  Henrique  colaboradores.  Os Novos  Horizontes  de  Gestão:  Aprendizagem  Organizacional  e  Competências. Porto Alegre: Bookman, 2011. [Biblioteca Virtual]