Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Projeto Integrador VI B

Código:50-553

Carga Horária: 60 h (Teórica: 20h)  (Prática: 40h)

Créditos: 3

 

EMENTA

Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, integrando atividades teóricas e práticas vinculadas às disciplinas do sétimo semestre e/ou projetos baseados em problemas diagnosticados no contexto da Agronomia.

 

Objetivos

Aplicar conteúdos sobre, Culturas Agrícolas B II, Fruticultura A, Paisagismo, floricultura, parques e jardins; produção e tecnologia de sementes A e/ou aprendizagem baseada em problemas diagnosticados no contexto da Agronomia; formar o acadêmico na integralidade dos conteúdos abordados.

Desenvolver nos estudantes a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais.

Desenvolver nos estudantes a capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico; diagnosticar, sistematizar bem como planejar e executar estratégias para a solução de tais problemas.

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

- Proporcionar ao aluno conhecimento e compreensão sobre Tecnologia de aplicação de defensivos Agrícolas A, Construções rurais, extensão e sociologia rural, tecnologia pós colheita A I, e os desafios do Engenheiro Agrônomo e os princípios que norteiam a profissão de Engenheiro Agrônomo.

 

Conteúdos Curriculares

- Revisão bibliográfica sobre os temas a serem abordados;

- Diagnóstico de problemas reais no contexto da Agronomia;

- Desenvolvimento de trabalhos com os temas definidos no início do semestre;

- Apresentação dos resultados produzidos pelos acadêmicos;

- Produção de trabalho completo.

 

Metodologia

As atividades do Projeto Integrador V B, serão desenvolvidas com a participação ativa dos alunos em equipes, agregando o pensamento lógico, reflexivo, crítico e metodológico.

O aprofundamento teórico será feito pela revisão bibliográfica para a definição do tema/ problema a ser escolhido e pela elaboração do trabalho científico.

O projeto integrador deverá ser redigido considerando os seguintes elementos: Introdução (Contextualização, Problema, Objetivos), Revisão Bibliográfica, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas.

 As atividades práticas constarão do desenvolvimento do trabalho considerando o tema/problema escolhido e a entrega do relatório e/ou trabalho científico.

O Projeto Integrador prevê o desenvolvimento do trabalho  socialização dos resultados de forma integrada com a comunidade externa, o que constitui uma atividade de extensão,  contemplando 30h da curricularização da extensão.

 

Avaliação

A avaliação será realizada por meio dos seguintes instrumentos:

- desempenho em sala de aula individualmente através de participação;

- entrega da revisão bibliográfica e do projeto;

- apresentação teórica prática com entrega do relatório e/ou trabalho científico. Este item será avaliado por uma banca de professores e pelos integrantes do grupo;

- desempenho das habilidades e competências, de forma individual e em equipe, durante o desenvolvimento do Projeto Integrador;

- entrega do relatório final e/ou trabalho completo para publicação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

OSTRENSKI, A., BOEGER, W. Piscicultura: fundamentos e técnicas de manejo. Guaíba RS: Agropecuária, 1998.

TAVARES, Ricardo Torres. Guia prático de criação de peixes. Santo Ângelo: Fundação Missioneira de Ensino Superior, 1989.

VALENTI, Wagner Cotroni (Ed.). Aquicultura no Brasil: bases para um desenvolvimento sustentável. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARANA, Luis Vinatea. Aquicultura e desenvolvimento sustentável: subsídios para a formulação de políticas de desenvolvimento da aquicultura brasileira. Florianópolis: EdUFSC, 1999.

COTRIM, Décio. Piscicultura: manual prático. Porto Alegre: EMATER/RS, 2002.

LIMA, Samuel Lopes. A criação de rãs. Rio de Janeiro: Globo, 1988.

MARTERER, Bernd. Implantação de dez propriedades modelo de piscicultura no Município de Erechim. Erechim: EdiFAPES, 1993.

TEIXEIRA FILHO, A. R. Piscicultura ao alcance de todos. São Paulo: Nobel. 1991.