Departamento de Ciências Agrárias Disciplina: Avaliações e Perícias Rurais Código: 50-516 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Créditos: 02
EMENTA Noções básicas sobre avaliações e perícias rurais. Etapas da perícia. Avaliação de imóveis rurais: desapropriações, desapropriação para Reforma Agrária; pagamento, alienação, permuta, garantias, seguros; métodos de avaliação. Avaliação de recursos naturais, de benfeitorias, plantações. Legislações. Depreciação. Avaliação de servidões. Técnica de elaboração de laudos. Avaliações em ações judiciais.
OBJETIVOS Avaliar propriedades rurais com suas benfeitorias; avaliar desapropriações e servidões; elaborar laudos e avaliações em ações judiciais. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: Elaborar laudos e perícias na área rural; Avaliar propriedades rurais e benfeitorias; Avaliar desapropriações e servidões.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 1- ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES 1.1. Introdução 1.2. Campo de aplicação 1.3. Normas e Legislação 1.4. Valor, custo e preço 1.5. Definições de valor 1.6. Técnicas de Avaliação UNIDADE DE ENSINO 2- O PROCESSO DE AVALIAÇÃO 2.1. Introdução 2.2. Método comparativo de dados de mercado (das vendas) 2.3. Método da renda 2.4. Método residual 2.5. Método involutivo 2.6. Método dos custos 2.6. Conjugação dos métodos UNIDADE DE ENSINO 3- MÉTODO COMPARATIVO DE DADOS DE MERCADO OU DAS VENDAS 3.1. Introdução 3.2. Caracterização da propriedade 3.3. Fatores de valor 3.4. Pesquisa de dados 3.5. Níveis de rigor da avaliação UNIDADE DE ENSINO 4- HOMOGENEIZAÇÃO DE VALORES 4.1. Homogeneização de antecedentes 4.2. Homogeneização de valores UNIDADE DE ENSINO 5- MÉTODO DO CUSTO DE REPRODUÇÃO 5.1. Avaliação de benfeitorias 5.2. Depreciação UNIDADE DE ENSINO 6- MÉTODO DA RENDA 6.1. Conceituação 6.2. Utilização do método UNIDADE DE ENSINO 7- MÉTODO INVOLUTIVO 7.1. Conceituação 7.2. Utilização do método UNIDADE DE ENSINO 8- MÉTODO RESIDUAL 8.1. Princípio 8.2. Desenvolvimento UNIDADE DE ENSINO 9- FONTES DE INFORMAÇÃO PARA O AVALIADOR 9.1. Pesquisa de dados 9.2. Dados gerais necessários 9.3. Dados específicos necessários 9.4. Fontes de informação UNIDADE DE ENSINO 10- AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES RURAIS 10.1. Introdução 10.2. Características físicas das terras 10.3. Classificação dos solos 10.4. Métodos de avaliação 10.5. Avaliação de benfeitorias UNIDADE DE ENSINO 11- AVALIAÇÃO NAS DESAPROPRIAÇÕES 11.1. Legislação brasileira 11.2. Aspectos técnicos UNIDADE DE ENSINO 12- AVALIAÇÃO DE SERVIDÕES 12.1. Introdução 12.2. Justa indenização 12.3. Tipos de servidões 12.4. Método “antes e depois” 12.5. Valor da indenização UNIDADE DE ENSINO 13- TÉCNICA DE ELABORAÇÃO DE LAUDOS 13.1. Elaboração do laudo 13.2. Laudo Pericial 13.3. Laudo Avaliatório UNIDADE DE ENSINO 14- AVALIAÇÕES EM AÇÕES JUDICIAIS 14.1. Introdução 14.2. Aspectos Legais 14.3. Nomeação do perito 14.4. Formulação de quesitos 14.5. Realização da perícia 14.6. Entrega do laudo 14.6. Obrigações do perito 14.7. Honorários periciais 14.8. Funções do assistente técnico
METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratórios de Física e Química do solo, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, provas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14653-3. Avaliação de bens Parte 3: imóveis rurais, 2004. LIMA, M.R.C. Avaliação de propriedades rurais: manual básico. 2.ed. São Paulo, 2005. MENDONÇA, Isaías Ferreira de (Coord.). Avaliação de imóveis rurais pelos peritos federais agrários. Brasília: 2019. 181 p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CUNHA, Sandra Baptista da; GUERRA, Antonio José Teixeira (Org.). Avaliação e perícia ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. 266 p. RAMPAZZO, Sônia Elisete. Avaliação de projeto de reflorestamento em pequenas propriedades rurais: o caso do Alto Uruguai - RS. Santa Cruz do Sul, 1998. xvi, 201 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional, Área de Concentração: Tecno-Ambiental) - Universidade de Santa Cruz do Sul, 1998. SOUZA, José Octávio de. Avaliação de propriedades rurais. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1979. 91 p. LIMA, M.R.C. Curso de peritagem e avaliação de imóveis rurais. Apostila para o curso do IBAPE/SP. São Paulo, 2000. MAIA NETO, Francisco. Roteiro prático de avaliações e perícias judiciais. 5.ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2000.
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