Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: APICULTURA, CUNICULTURA E RANICULTURA A

Código: 50-497

Carga Horária: 40h

Nº de Créditos: 2

 

Ementa

Introdução sobre abelhas melíferas. Manejo do apiário. Produtos da Apicultura. Estudo sobre a importância econômica da criação de coelhos e rãs, características morfofisiológicas, biologia dos anfíbios, nutrição de coelhos e rãs, manejo sanitário, manejo reprodutivo.

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar ao aluno a compreensão sobre a importância socioeconômica das criações alternativas desenvolvendo atividades que contribuam para sua implementação.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de análise e síntese; habilidade de trabalho em equipe; capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais dentro do contexto da apicultura, cunicultura e ranicultura.

 

Conteúdos Curriculares

- Histórico da apicultura mundial e brasileira.

- Classificação zoológica da abelha melífera.

- Principais espécies e subespécies do gênero Apis.

- Anatomia externa da abelha. - Cabeça. - Tórax. - Abdômen.

- Anatomia interna da abelha aplicada ao manejo sanitário e de produção.

- Sistema respiratório, sistema digestivo, sistema circulatório, sistema nervoso, sistema glandular e sistema reprodutivo.

- Biologia da abelha aplicada ao manejo da colmeia.

- Constituição da colônia.

- Ciclo evolutivo.

- Divisão do trabalho das operárias

- Comunicação em Apis.

- Habitações das abelhas.

- Alojamentos naturais.

- Colmeias rústicas.

- Colmeias racionais

- Povoamento e ampliação do apiário.

- Enxames naturais.

- Caixas isca.

- Formação de núcleos.

- Direção dos ventos.

- Instalação do apiário.

- Alimentação das abelhas.

- Criação de rainhas.

- Métodos de introdução de rainhas.

- Predadores.

- Produção e Criação de coelhos.

-Produção e Criação de rãs.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). As aulas práticas serão ministradas através de visitas técnicas em propriedades rurais. Relatórios de visitas técnicas, discussões de casos, fichamentos e produção textual serão aplicados como T.D.E..  

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

COSTA, P. S. C.; OLIVEIRA, J. S. Manual prático de criação de abelhas. Editora Aprenda Fácil. 2011.

MILFONT, M. O.; FREITAS, B. M.; ALVES, J. E. Pólen Apícola - Manejo para a Produção de Pólen no Brasil. Viçosa, MG.  Editora Aprenda Fácil, 2011

NOGUEIRA NETO, Paulo. Vida e criação de abelhas-indígenas sem ferrão. São Paulo: Nogueirapis, 1997.

 

Bibliografia Complementar

COSTA, Paulo Sérgio Cavalcanti; OLIVEIRA, Juliana Silva. Manual prático de criação de abelhas. Viçosa: Aprenda Fácil, 2005.

FREE, John Brand. A organização social das abelhas. São Paulo: E.P.U., 1980. WIESE, Helmuth. Apicultura: novos tempos. 2. ed. Guaíba: Agrolivros, 2005.

SILVA, Jonathas Gomes da; LIMA, Renato Keppeler de; SILVA, Paulo Cesar da. Apicultura. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1974. 2. v.

WIESE, Helmuth. Novo manual de apicultura. Guaíba: Agropecuária, 1995.