Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Projeto Integrador VII - Agronomia

Código: 50-482

Carga Horária: 60 h (Teórica: 20h)  (Prática: 40h)

Créditos: 3

 

EMENTA

Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, integrando atividades teóricas e práticas vinculadas às disciplinas do sétimo semestre e/ou projetos baseados em problemas diagnosticados no contexto da Agronomia.

 

OBJETIVOS

Aplicar conteúdos sobre Uso de Resíduos Agrícolas A, Olericultura A, Construções Rurais B, Suinocultura A, Culturas Agrícolas I, Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto  e/ou aprendizagem baseada em problemas diagnosticados no contexto da Agronomia; Formar o acadêmico na integralidade dos conteúdos abordados.

Desenvolver nos estudantes a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais.

Desenvolver nos estudantes a capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico; diagnosticar, sistematizar bem como planejar e executar estratégias para a solução de tais problemas.

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

- Proporcionar ao aluno conhecimento e compreensão sobre Uso de Resíduos Agrícolas A, Olericultura A, Construções Rurais B, Suinocultura A, Culturas Agrícolas I, Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, os desafios do Engenheiro Agrônomo e os princípios que norteiam a profissão de Engenheiro Agrônomo.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1- Revisão bibliográfica sobre os temas a serem abordados;

 

UNIDADE DE ENSINO 2- Diagnóstico de problemas reais no contexto da Agronomia;

 

UNIDADE DE ENSINO 3- Desenvolvimento de trabalhos com os temas definidos no início do semestre;

 

UNIDADE DE ENSINO 4- Apresentação dos resultados produzidos pelos acadêmicos;

 

UNIDADE DE ENSINO 5- Produção de trabalho completo.

 

METODOLOGIA

As atividades do Projeto Integrador VII, serão desenvolvidas com a participação ativa dos alunos em equipes, agregando o pensamento lógico, reflexivo, crítico e metodológico.

O aprofundamento teórico será feito pela revisão bibliográfica para a definição do tema/ problema a ser escolhido e pela elaboração do trabalho científico.

O projeto integrador deverá ser redigido considerando os seguintes elementos: Introdução (Contextualização, Problema, Objetivos), Revisão Bibliográfica, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas.

 As atividades práticas constarão do desenvolvimento do trabalho considerando o tema/problema escolhido e a entrega do relatório e/ou trabalho científico.

O Projeto Integrador prevê o desenvolvimento do trabalho socialização dos resultados de forma integrada com a comunidade externa, o que constitui uma atividade de extensão, contemplando 30h da curricularização da extensão.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio dos seguintes instrumentos:

- desempenho em sala de aula individualmente através de participação;

- entrega da revisão bibliográfica e do projeto;

- apresentação teórica prática com entrega do relatório e/ou trabalho científico. Este item será avaliado por uma banca de professores e pelos integrantes do grupo;

- desempenho das habilidades e competências, de forma individual e em equipe, durante o desenvolvimento do Projeto Integrador;

- entrega do relatório final e/ou trabalho completo para publicação.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa: Editora da UFV, 2000.

BORÉM, A; SCHEEREN, P. L. Trigo: do Plantio a Colheita. Editora: UFV. Edição: 2015.

CHRISTOFOLETTI, Antônio. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

RAVEN, P. et al. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

MORAES, M.L.B. de; REIS, A.A.V.; MACHADO, A.L.T. Máquinas para colheita e processamento de grãos. 2. ed. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2005.

WENTZ, Ivo; SOBESTIANSKY, Jurij (Edit.). Suinocultura intensiva: produção, manejo e saúde do rebanho. Brasília: Embrapa, 1998.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

STORTI, Adriana Troczinski et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2013. 198 p.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas