Departamento de Ciências Agrárias Disciplina: Projeto Integrador V - Agronomia Código: 50-480 Carga Horária: 60h (Teórica: 20h) (Prática: 40h) Créditos: 3
EMENTA Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, integrando atividades teóricas e práticas vinculadas às disciplinas do quinto semestre e/ou projetos baseados em problemas diagnosticados no contexto da Agronomia.
OBJETIVOS Aplicar conteúdos sobre Biotecnologia Vegetal Agrícola, Silvicultura A, Hidráulica e Hidrologia Agrícola A, Adubação e Corretivos A, Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Uso, Manejo e Conservação do Solo A e/ou aprendizagem baseada em problemas diagnosticados no contexto da Agronomia; Formar o acadêmico na integralidade dos conteúdos abordados. Desenvolver nos estudantes a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais. Desenvolver nos estudantes a capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico; diagnosticar, sistematizar bem como planejar e executar estratégias para a solução de tais problemas. Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados: - Proporcionar ao aluno conhecimento e compreensão sobre Biotecnologia Vegetal Agrícola, Silvicultura A, Hidráulica e Hidrologia Agrícola A, Adubação e Corretivos A, Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Uso, Manejo e Conservação do Solo A, os desafios do Engenheiro Agrônomo e os princípios que norteiam a profissão de Engenheiro Agrônomo.
CONTEÚDOS CURRICULARES - Revisão bibliográfica sobre os temas a serem abordados; - Diagnóstico de problemas reais no contexto da Agronomia; - Desenvolvimento de trabalhos com os temas definidos no início do semestre; - Apresentação dos resultados produzidos pelos acadêmicos; - Produção de um trabalho completo para publicação.
METODOLOGIA As atividades do Projeto Integrador V, serão desenvolvidas com a participação ativa dos alunos em equipes, agregando o pensamento lógico, reflexivo, crítico e metodológico. O aprofundamento teórico será feito pela revisão bibliográfica para a definição do tema/ problema a ser escolhido e pela elaboração do trabalho científico. O projeto integrador deverá ser redigido considerando os seguintes elementos: Introdução (Contextualização, Problema, Objetivos), Revisão Bibliográfica, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas. As atividades práticas constarão do desenvolvimento do trabalho considerando o tema/problema escolhido e a entrega do relatório e/ou trabalho científico. O Projeto Integrador prevê o desenvolvimento do trabalho e socialização dos resultados de forma integrada com a comunidade externa, o que constitui uma atividade de extensão, contemplando 30h da curricularização da extensão.
AVALIAÇÃO A avaliação será realizada por meio dos seguintes instrumentos: - desempenho em sala de aula individualmente através de participação; - entrega da revisão bibliográfica e do projeto; - apresentação teórica prática com entrega do relatório e/ou trabalho científico. Este item será avaliado por uma banca de professores e pelos integrantes do grupo; - desempenho das habilidades e competências, de forma individual e em equipe, durante o desenvolvimento do Projeto Integrador; - entrega do relatório final e/ou trabalho completo para publicação.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA ERNANI, Paulo Roberto. Química do solo e disponibilidade de nutrientes. 2. ed. Lages: P.R. Ernani, 2016. MIALHE, L.G. Máquinas agrícolas para plantio. Campinas: Millennium, 2012. BERTONI, J. ; Neto, F. L Conservação do Solo – 9. ed. Viçosa-MG: UFV, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR RAVEN, P. et al. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. SOBRINHO, Américo Garcia da Silva. Criação de ovinos. 3. ed. Jaboticabal: FUNEP, 2008. SILVA et al. Manejo e Administração na Bovinocultura Leiteira. 2. ed. Editora: Produção Independente, 2014. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. STORTI, Adriana Troczinski et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2013. 198 p.
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