Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Projeto Integrador V - Agronomia

Código: 50-480

Carga Horária: 60h (Teórica: 20h)  (Prática: 40h)

Créditos: 3

 

EMENTA

Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, integrando atividades teóricas e práticas vinculadas às disciplinas do quinto semestre e/ou projetos baseados em problemas diagnosticados no contexto da Agronomia.

 

OBJETIVOS

Aplicar conteúdos sobre Biotecnologia Vegetal Agrícola, Silvicultura A, Hidráulica e Hidrologia Agrícola A, Adubação e Corretivos A, Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Uso, Manejo e Conservação do Solo A e/ou aprendizagem baseada em problemas diagnosticados no contexto da Agronomia; Formar o acadêmico na integralidade dos conteúdos abordados.

Desenvolver nos estudantes a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais.

Desenvolver nos estudantes a capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico; diagnosticar, sistematizar bem como planejar e executar estratégias para a solução de tais problemas.

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

- Proporcionar ao aluno conhecimento e compreensão sobre Biotecnologia Vegetal Agrícola, Silvicultura A, Hidráulica e Hidrologia Agrícola A, Adubação e Corretivos A, Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Uso, Manejo e Conservação do Solo A, os desafios do Engenheiro Agrônomo e os princípios que norteiam a profissão de Engenheiro Agrônomo.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

- Revisão bibliográfica sobre os temas a serem abordados;

- Diagnóstico de problemas reais no contexto da Agronomia;

- Desenvolvimento de trabalhos com os temas definidos no início do semestre;

- Apresentação dos resultados produzidos pelos acadêmicos;

- Produção de um trabalho completo para publicação.

 

METODOLOGIA

As atividades do Projeto Integrador V, serão desenvolvidas com a participação ativa dos alunos em equipes, agregando o pensamento lógico, reflexivo, crítico e metodológico.

O aprofundamento teórico será feito pela revisão bibliográfica para a definição do tema/ problema a ser escolhido e pela elaboração do trabalho científico.

O projeto integrador deverá ser redigido considerando os seguintes elementos: Introdução (Contextualização, Problema, Objetivos), Revisão Bibliográfica, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas.

 As atividades práticas constarão do desenvolvimento do trabalho considerando o tema/problema escolhido e a entrega do relatório e/ou trabalho científico.

O Projeto Integrador prevê o desenvolvimento do trabalho e socialização dos resultados de forma integrada com a comunidade externa, o que constitui uma atividade de extensão, contemplando 30h da curricularização da extensão.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio dos seguintes instrumentos:

- desempenho em sala de aula individualmente através de participação;

- entrega da revisão bibliográfica e do projeto;

- apresentação teórica prática com entrega do relatório e/ou trabalho científico. Este item será avaliado por uma banca de professores e pelos integrantes do grupo;

- desempenho das habilidades e competências, de forma individual e em equipe, durante o desenvolvimento do Projeto Integrador;

- entrega do relatório final e/ou trabalho completo para publicação.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ERNANI, Paulo Roberto. Química do solo e disponibilidade de nutrientes. 2. ed. Lages: P.R. Ernani, 2016.

MIALHE, L.G. Máquinas agrícolas para plantio. Campinas: Millennium, 2012.

BERTONI, J. ; Neto, F. L Conservação do Solo – 9. ed. Viçosa-MG: UFV, 2014.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

RAVEN, P. et al. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

SOBRINHO, Américo Garcia da Silva. Criação de ovinos. 3. ed. Jaboticabal: FUNEP, 2008.

SILVA et al. Manejo e Administração na Bovinocultura Leiteira. 2. ed. Editora: Produção Independente, 2014.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

STORTI, Adriana Troczinski et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2013. 198 p.

 

Notícias do Curso

Ver todas