Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Projeto Integrador I - Agronomia

Código: 50-476

Carga Horária: 60 h (Teórica: 20h)  (Prática: 40h)

Créditos: 3

 

EMENTA

Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, integrando atividades teóricas e práticas vinculadas às disciplinas do primeiro semestre e/ou projetos baseados em problemas diagnosticados no contexto da Agronomia.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa formar o aluno na integralidade dos conteúdos abordados enfatizando a ética profissional.

Desenvolver nos estudantes a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais.

Desenvolver nos estudantes a capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico; diagnosticar, sistematizar bem como planejar e executar estratégias para a solução de tais problemas.

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

- Proporcionar ao aluno conhecimento e compreensão sobre os conteúdos das disciplinas do primeiro semestre, os desafios do Engenheiro Agrônomo e os princípios que norteiam a profissão de Engenheiro Agrônomo.

 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

- Revisão bibliográfica sobre os temas a serem abordados;

- Diagnóstico de problemas reais no contexto da Agronomia;

- Desenvolvimento de trabalhos com os temas definidos no início do semestre;

- Apresentação dos resultados produzidos pelos acadêmicos;

- Redação de relatório.

 

METODOLOGIA

As atividades do Projeto Integrador I, serão desenvolvidas com a participação ativa dos alunos em equipes, agregando o pensamento lógico, reflexivo, crítico e metodológico.

O aprofundamento teórico será feito pela revisão bibliográfica para a definição do tema/ problema a ser escolhido e pela elaboração do trabalho científico.

O projeto integrador deverá ser redigido considerando os seguintes elementos: Introdução (Contextualização, Problema, Objetivos), Revisão Bibliográfica, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas.

 As atividades práticas constarão do desenvolvimento do trabalho considerando o tema/problema escolhido e a entrega do relatório e/ou trabalho científico.

O Projeto Integrador prevê o desenvolvimento do trabalho e socialização dos resultados de forma integrada com a comunidade externa, o que constitui uma atividade de extensão,  contemplando 30h da curricularização da extensão.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio dos seguintes instrumentos:

- desempenho em sala de aula individualmente através de participação;

- entrega da revisão bibliográfica e do projeto;

- apresentação teórico prática com entrega do relatório. Este item será avaliado por professor convidado e pelos integrantes do grupo;

- desempenho das habilidades e competências, de forma individual e em equipe, durante o desenvolvimento do Projeto Integrador;

- entrega do relatório final e/ou trabalho completo para publicação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABBOUD, A. C. S. Introdução à Agronomia. Editora Interciência. 2013. (comprar)

VIDAL, Waldomiro Nunes; VIDAL, Maria Rosária Rodrigues. Botânica - organografia: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 4. ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2000.

SOUZA, Luiz Antonio de (Org.). Anatomia do fruto e da semente. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2006.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

RAVEN, P. et al. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

RAIJ, Bernardo Van. Fertilidade do solo e manejo de nutrientes. São Paulo: Livroceres, 2011.

MACHADO, A. L. T. et al. Máquinas para Preparo do Solo, Semeadura, Adubação e Tratamentos Culturais. 2. ed. Pelotas: Universitária - UFPel, 2005.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

STORTI, Adriana Troczinski et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2013. 198 p.