Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Tecnologia de Pós-Colheita II

Código: 50-463

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Créditos: 02

 

EMENTA

Aspectos relacionados às principais pragas dos grãos armazenados, sua biologia e métodos de controle (MIP). Principais fungos de pós-colheita e micotoxinas. Fatores de acidentes em unidades de pós-colheita, beneficiamento, padrões de comercialização e expedição.

 

OBJETIVOS

Possibilitar que o acadêmico conheça as principais pragas que atacam os produtos agrícolas, as condições próprias para a ocorrência e os danos diretos e indiretos causados pela sua presença. Estudar os principais fungos de armazenagem, fatores que favorecem a ocorrência, importância, métodos de minimizar o desenvolvimento e importância das micotoxinas produzidas. Saber quais são os principais fatores de acidentes em unidades de beneficiamento e processamento. Conhecer as principais etapas do beneficiamento, os padrões para comercialização e o processo de expedição.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1- Importância das pragas;

UNIDADE DE ENSINO 2- Danos diretos e indiretos;

UNIDADE DE ENSINO 3- Insetos (principais insetos pragas, biologia, fatores que favorecem o desenvolvimento, danos, métodos de controle, MIP, aspectos construtivos, etc.);

UNIDADE DE ENSINO 4- Roedores (principais roedores, biologia, fatores que favorecem o desenvolvimento, danos, métodos de controle, MIP, aspectos construtivos, etc.);

UNIDADE DE ENSINO 5- Ácaros e pássaros (importância, biologia, danos, métodos de controle, MIP, aspectos construtivos, etc.);

UNIDADE DE ENSINO 6- Fungos de pós-colheita (principais fungos, importância, fatores que favorecem o desenvolvimento, danos, controle, micotoxinas, etc.);

UNIDADE DE ENSINO 7- Fatores de acidentes em unidades de beneficiamento e processamento;

UNIDADE DE ENSINO 8- Beneficiamento (importância, equipamentos, etc.);

UNIDADE DE ENSINO 9- Padrões de comercialização;

UNIDADE DE ENSINO 10- Expedição.

 

METODOLOGIA

As aulas ministradas serão expositivas, explicativas e dialogadas. O material usado para o desenvolvimento das mesmas constará de giz e projeção de transparências e slides. Também, serão desenvolvidos trabalhos de natureza prática de campo, nos quais os alunos deverão adquirir destreza nas diferentes práticas de manejo de pomares, bem como visitas comerciais da região e de outras regiões produtoras, apresentação de relatórios e discussão em sala de aula. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, modelagem e protótipos.

 

AVALIAÇÃO

Serão realizadas provas e trabalhos individuais de caráter avaliativo. A avaliação constituir-se-á em um processo quantitativo e qualitativo de forma a avaliar o processo de desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre observando sua evolução, participação e crescimento.  Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Seminários. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LORINE, I.; MIIKE, L. H.; SCUSSEL, V. M. Armazenagem de grãos. Campinas: IBG, 2002.

WEBER, Érico. Armazenagem Agrícola. Guaíba–RS: Editora Agropecuária, 2001. 396p.

CARVALHO, Nelson Moreira de. A secagem de sementes. 2. ed. Jaboticabal: FUNEP, 2005.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOBBIO, P. A. Química do processamento de alimentos. 2. ed. São Paulo: Varela, 2001.

CARVALHO, Nelson Moreira de; CARVALHO, Nelson Moreira de; NAKAGAWA, João (Coord.). Sementes: ciência tecnologia e produção. 3. ed. Campinas: Fundação Cargill, 1988.

CUNHA, Otalicio Pacheco da. Curso operacional de preparação para a safra 1999 e pós-colheita 2000. Porto Alegre: Dryeration, 1999.

GENEL, Marcos Ramirez. Almacenamiento y conservacion de granos y semilhas. Mexico: Continental, 1981.

ATHIE, I. Insetos de Grãos Armazenados - Aspectos Biológicos. 2. ed. São Paulo. Editora: Varela, 2006.