Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Fruticultura A

Código: 50-434

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Créditos: 02

 

EMENTA

Principais aspectos sobre fruticultura. Métodos de propagação, implantação e manejo de pomares. Potencial de exploração econômica de frutíferas. Cultivo, manejo e pós-colheita das principais frutíferas de clima temperado, subtropical e tropical. Mercado e comercialização de frutas e derivados.

 

OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno do Curso de Agronomia o conhecimento necessário para a sua formação a respeito da área de fruticultura.

Reconhecer e aplicar os fatores de produção das espécies frutíferas de expressão econômica regional atual.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Instalações de pomares comerciais, localização e preparo de áreas, disposição de cultivares, plantio e replantio.

 

UNIDADE DE ENSINO 2 - Manejo de pomares, manejo do solo, sistemas de cultivo, adubação, manejo de plantas em formação e em produção.

 

UNIDADE DE ENSINO 3 - Culturas de caducifólias, espécies de interesse agronômico regional, características de cultivares recomendadas e fatores de produção.

 

UNIDADE DE ENSINO 4 - Cultura de perenifólias: citros, situação atual, espécies de interesse agronômico regional, características de cultivares recomendas e fatores de produção.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador com internet, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe).

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, entre outros.

A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de estufas, pomar e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota final da disciplina; relatórios de experimentos em estufas e/ou campo experimental e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).

As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SIQUEIRA, Dalmo Lopes de; PEREIRA, Walter Esfriam. Planejamento e implantação de pomar. 2ª Edição, Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2018.

PENTEADO, Sílvio Roberto. Enxertia e poda de fruteiras: como fazer mudas e podas. Campinas, 2007.

SAÚCO, Víctor Galán. Frutas: produção em ambiente protegido: abacaxi, banana, carambola, cherimólia, goiaba, lichia, mamão, manga, maracujá, nêspera. Porto Alegre: Cinco Continentes, 2002.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SAÚCO, Víctor Galán. Frutas: produção em ambiente protegido: abacaxi, banana, carambola, cherimólia, goiaba, lichia, mamão, manga, maracujá, nêspera. Porto Alegre: Cinco Continentes, 2002.

CASTRO, Luis Antônio Suita de (Coord.). Ameixa: produção. Brasília: Embrapa Clima Temperado, 2003. 115 p. (Frutas do Brasil; 43)

FLOSS, Luiz Gustavo; BERTON, Antoninho. Boas práticas para o manejo de citros. Porto Alegre: Sebrae, 2008.

LEÃO, Patrícia Coelho de Souza. Uva de mesa: produção: aspectos técnicos. Brasília: Embrapa Clima Temperado, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2001. (Frutas do Brasil;13).

MANICA, Ivo (Org.). Fruticultura em pomar doméstico: planejamento, formação e cuidados. 2. ed. Porto Alegre: Rígel, 2004.