Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Irrigação e Drenagem Agrícola

Código: 50-421

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Créditos: 04

 

Ementa

Métodos de manejo da irrigação. Irrigação superficial. Irrigação pressurizada. Irrigação localizada. Tópicos de fertirrigação. Drenagem de terras agrícolas.

 

Objetivos

A disciplina visa orientar o futuro profissional sobre seu papel como agente de intervenção na realidade agrícola do país e fornecer um horizonte sobre os conhecimentos necessários para sua formação e desenvolver as relações interpessoais de conduta e convivência social e profissional. Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício da profissão. Exercer a profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social. Capacidade de análise e síntese. Habilidade de trabalho em equipe. Capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais.

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

- transferir os conhecimentos teóricos e práticos sobre os princípios básicos de irrigação e drenagem de tal forma que estes sejam capazes de efetuar o correto manejo da água no solo.

- conhecer os métodos de manejo de irrigação, bem como o efeito da qualidade e quantidade da água na produção agrícola.

- analisar uma situação específica e determinar as reais necessidades, no que diz respeito a aspectos de irrigação e drenagem, bem como adequar sistemas e técnicas às especificidades de cada área.

- fornecer aos estudantes os princípios fundamentais e básicos de projeto dos diferentes métodos de irrigação de maneira que eles possam ter conhecimento dos princípios de funcionamento dos diferentes sistemas e estimulá-los a reconhecer as suas vantagens e os possíveis impactos ambientais e socioeconômicos do uso da tecnologia de irrigação.

- orientar os estudantes a se capacitarem no conhecimento das técnicas de drenagem, assim como desenvolver entendimento da teoria, aplicação e problemas referentes a projetos e sistemas de drenagem.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 1 - Métodos de manejo da irrigação.

    1. - Método do turno de rega;
    2. - Métodos indiretos,
    3. - Balanço hídrico.

UNIDADE DE ENSINO 2 -  Qualidade da água para irrigação.

 

UNIDADE DE ENSINO 3 - A água na produção agrícola.

 

UNIDADE DE ENSINO 4 - Irrigação por superfície.

4.1. Sulcos;

4.2. Faixas;

4.3. Inundação.

 

UNIDADE DE ENSINO 6 - Projetos de irrigação por superfície.

 

UNIDADE DE ENSINO 7 - Irrigação por aspersão.

7.1. Sistemas de irrigação portáteis e móveis.

7.2. Sistemas de irrigação mecanizados.

7.3. Projetos de sistemas de irrigação por aspersão.

 

UNIDADE DE ENSINO 8 - Irrigação localizada.

8.1. Projetos de sistemas de irrigação localizada.

 

UNIDADE DE ENSINO 9 - Critérios para projetos e avaliação.

 

UNIDADE DE ENSINO 10 - Eficiência de Irrigação.

 

UNIDADE DE ENSINO 11 - Fertirrigação.

 

UNIDADE DE ENSINO 12 - Drenagem superficial e subterrânea.

 

UNIDADE DE ENSINO 13 - Dimensionamento de um sistema de drenagem.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos estudantes, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os estudantes trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratórios, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os estudantes desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da média final da disciplina (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos estudantes para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BERNARDO, S.; SOARES, A. A.; MANTOVANI, E. C. Manual de irrigação. 8. ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2013.

MANTOVANI, E. C.; BERNARDO, S.; PALARETTI, L. F. Irrigação: princípios e métodos. 3. ed., atual. Viçosa: UFV, 2012.

MILLAR, A. A. Drenagem de terras agrícolas. São Paulo: McGraw-Hill, 1978. v. 3.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AZEVEDO NETTO, J. M. de. Manual de hidráulica. 8. ed., atual. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.

SOUZA, F. N. de. Guia prático de irrigação por aspersão. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1991.

BARRETO, G. B. Irrigação: princípios, métodos e prática. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1974.

MARCHETTI, D. Irrigação por pivô central. 2. ed. Brasília: Embrapa, 1987.

DAKER, Alberto. A água na agricultura. 7. ed. Rio de Janeiro: F. Bastos, 1988.