Departamento de Ciências Agrárias Disciplina: Irrigação e Drenagem Agrícola Código: 50-421 Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h) Créditos: 04
Ementa Métodos de manejo da irrigação. Irrigação superficial. Irrigação pressurizada. Irrigação localizada. Tópicos de fertirrigação. Drenagem de terras agrícolas.
Objetivos A disciplina visa orientar o futuro profissional sobre seu papel como agente de intervenção na realidade agrícola do país e fornecer um horizonte sobre os conhecimentos necessários para sua formação e desenvolver as relações interpessoais de conduta e convivência social e profissional. Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício da profissão. Exercer a profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social. Capacidade de análise e síntese. Habilidade de trabalho em equipe. Capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais. Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados: - transferir os conhecimentos teóricos e práticos sobre os princípios básicos de irrigação e drenagem de tal forma que estes sejam capazes de efetuar o correto manejo da água no solo. - conhecer os métodos de manejo de irrigação, bem como o efeito da qualidade e quantidade da água na produção agrícola. - analisar uma situação específica e determinar as reais necessidades, no que diz respeito a aspectos de irrigação e drenagem, bem como adequar sistemas e técnicas às especificidades de cada área. - fornecer aos estudantes os princípios fundamentais e básicos de projeto dos diferentes métodos de irrigação de maneira que eles possam ter conhecimento dos princípios de funcionamento dos diferentes sistemas e estimulá-los a reconhecer as suas vantagens e os possíveis impactos ambientais e socioeconômicos do uso da tecnologia de irrigação. - orientar os estudantes a se capacitarem no conhecimento das técnicas de drenagem, assim como desenvolver entendimento da teoria, aplicação e problemas referentes a projetos e sistemas de drenagem.
Conteúdos Curriculares UNIDADE DE ENSINO 1 - Métodos de manejo da irrigação.
UNIDADE DE ENSINO 2 - Qualidade da água para irrigação.
UNIDADE DE ENSINO 3 - A água na produção agrícola.
UNIDADE DE ENSINO 4 - Irrigação por superfície. 4.1. Sulcos; 4.2. Faixas; 4.3. Inundação.
UNIDADE DE ENSINO 6 - Projetos de irrigação por superfície.
UNIDADE DE ENSINO 7 - Irrigação por aspersão. 7.1. Sistemas de irrigação portáteis e móveis. 7.2. Sistemas de irrigação mecanizados. 7.3. Projetos de sistemas de irrigação por aspersão.
UNIDADE DE ENSINO 8 - Irrigação localizada. 8.1. Projetos de sistemas de irrigação localizada.
UNIDADE DE ENSINO 9 - Critérios para projetos e avaliação.
UNIDADE DE ENSINO 10 - Eficiência de Irrigação.
UNIDADE DE ENSINO 11 - Fertirrigação.
UNIDADE DE ENSINO 12 - Drenagem superficial e subterrânea.
UNIDADE DE ENSINO 13 - Dimensionamento de um sistema de drenagem.
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos estudantes, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os estudantes trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratórios, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os estudantes desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da média final da disciplina (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos estudantes para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA BERNARDO, S.; SOARES, A. A.; MANTOVANI, E. C. Manual de irrigação. 8. ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2013. MANTOVANI, E. C.; BERNARDO, S.; PALARETTI, L. F. Irrigação: princípios e métodos. 3. ed., atual. Viçosa: UFV, 2012. MILLAR, A. A. Drenagem de terras agrícolas. São Paulo: McGraw-Hill, 1978. v. 3.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AZEVEDO NETTO, J. M. de. Manual de hidráulica. 8. ed., atual. São Paulo: Edgard Blücher, 2012. SOUZA, F. N. de. Guia prático de irrigação por aspersão. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1991. BARRETO, G. B. Irrigação: princípios, métodos e prática. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1974. MARCHETTI, D. Irrigação por pivô central. 2. ed. Brasília: Embrapa, 1987. DAKER, Alberto. A água na agricultura. 7. ed. Rio de Janeiro: F. Bastos, 1988.
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