Departamento de Ciências Agrárias Disciplina: Fertilidade do Solo A Código: 50-412 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Créditos: 02
EMENTA Princípios e conceitos de fertilidade do solo. Nutrientes essenciais. Macro e micronutrientes. Formas, transformações e reações (de adsorção e precipitação) dos nutrientes no solo. Mecanismos de suprimento dos nutrientes às raízes. Avaliação da fertilidade do solo. Análises químicas do solo e suas interpretações. Acidez e calagem. Recomendação de adubação e calagem por cultura.
OBJETIVOS A disciplina visa proporcionar ao aluno do Curso de Agronomia o conhecimento necessário para a sua formação a respeito da fertilidade do solo e fornecer os fundamentos teórico-práticos da metodologia de avaliação da fertilidade dos solos e o estabelecimento de programas de adubação. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: - Identificar, analisar e discutir os problemas da fertilidade de solos e as relações com o rendimento de plantas comerciais. - Interpretar corretamente os laudos das análises químicas do solo; - Conhecer e saber utilizar o programa de adubação e calagem utilizado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; - Fazer recomendações de calagem e adubação conforme o manejo do solo e as culturas de interesse comercial.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE 1- Introdução à fertilidade do solo. 1.1- Conceitos de fertilidade e produtividade dos solos. 1.2- Nutrientes essenciais (Macro e Micronutrientes). 1.3- Solução do solo (Dinâmica dos nutrientes na solução do solo). 1.4- Formas, transformações e reações (de adsorção e precipitação) dos nutrientes no solo.
UNIDADE 2 - Mecanismos de suprimento dos nutrientes às raízes.
UNIDADE 3 - Avaliação da fertilidade do solo. 3.1 Análises químicas do solo e suas interpretações.
UNIDADE 4 - Acidez e Calagem 4.1 – Tipos de acidez 4.2 – Principais métodos de estimativa da necessidade de corretivos do solo
UNIDADE 5 - Recomendação de calagem e adubação por cultura conforme a última edição do Manual de calagem e adubação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratórios de Física e Química do solo, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas de campo. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, provas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios. A disciplina também prevê 10h de atividades de extensão.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da média final da disciplina (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA ERNANI, Paulo Roberto. Química do solo e disponibilidade de nutrientes. 2. ed. Lages: P.R. Ernani, 2016. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO - COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO - RS/SC. Manual de Calagem e Adubação para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 11. ed. Porto Alegre, 2016. RAIJ, Bernardo Van. Fertilidade do solo e manejo de nutrientes. São Paulo: Livro Ceres, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA PESQUISA DA POTASSA E DO FOSFATO. Manual internacional de fertilidade do solo. 2. ed. Piracicaba: Potash & Phosphate Institute, 1998. MEURER, E. J. (Ed.). Fundamentos de química do solo. Porto Alegre: Genesis, 2004. NOVAIS, Roberto Ferreira. Fertilidade do solo. Viçosa-MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007. PROCHNOW, Luis Inacio; CASARIN, Valter; STIPP, Silvia Regina. Boas práticas para uso eficiente de fertilizantes. São Paulo: IPNI, 2009. YAMADA, Tsuioshi; STIPP, Silvia Regina. Fósforo na agricultura brasileira. Piracicaba, SP: Potafos, 2004.
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