Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Fertilidade do Solo A

Código: 50-412

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Créditos: 02

 

EMENTA

Princípios e conceitos de fertilidade do solo. Nutrientes essenciais. Macro e micronutrientes. Formas, transformações e reações (de adsorção e precipitação) dos nutrientes no solo. Mecanismos de suprimento dos nutrientes às raízes. Avaliação da fertilidade do solo. Análises químicas do solo e suas interpretações. Acidez e calagem. Recomendação de adubação e calagem por cultura.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa proporcionar ao aluno do Curso de Agronomia o conhecimento necessário para a sua formação a respeito da fertilidade do solo e fornecer os fundamentos teórico-práticos da metodologia de avaliação da fertilidade dos solos e o estabelecimento de programas de adubação.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades:

- Identificar, analisar e discutir os problemas da fertilidade de solos e as relações com o rendimento de plantas comerciais.

- Interpretar corretamente os laudos das análises químicas do solo;

- Conhecer e saber utilizar o programa de adubação e calagem utilizado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina;

- Fazer recomendações de calagem e adubação conforme o manejo do solo e as culturas de interesse comercial.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE 1- Introdução à fertilidade do solo.

1.1- Conceitos de fertilidade e produtividade dos solos.

1.2- Nutrientes essenciais (Macro e Micronutrientes).

1.3- Solução do solo (Dinâmica dos nutrientes na solução do solo).

1.4- Formas, transformações e reações (de adsorção e precipitação) dos nutrientes no solo.

 

UNIDADE 2 - Mecanismos de suprimento dos nutrientes às raízes.

 

UNIDADE 3 - Avaliação da fertilidade do solo.

3.1 Análises químicas do solo e suas interpretações.

 

UNIDADE 4 - Acidez e Calagem

4.1 – Tipos de acidez

4.2 – Principais métodos de estimativa da necessidade de corretivos do solo

 

UNIDADE 5 - Recomendação de calagem e adubação por cultura conforme a última edição do Manual de calagem e adubação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratórios de Física e Química do solo, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas de campo.

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, provas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios. A disciplina também prevê 10h de atividades de extensão.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da média final da disciplina (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ERNANI, Paulo Roberto. Química do solo e disponibilidade de nutrientes. 2. ed. Lages: P.R. Ernani, 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO - COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO - RS/SC. Manual de Calagem e Adubação para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 11. ed. Porto Alegre, 2016. RAIJ, Bernardo Van. Fertilidade do solo e manejo de nutrientes. São Paulo: Livro Ceres, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA PESQUISA DA POTASSA E DO FOSFATO. Manual internacional de fertilidade do solo. 2. ed. Piracicaba: Potash & Phosphate Institute, 1998.

MEURER, E. J. (Ed.). Fundamentos de química do solo. Porto Alegre: Genesis, 2004.

NOVAIS, Roberto Ferreira. Fertilidade do solo. Viçosa-MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007.

PROCHNOW, Luis Inacio; CASARIN, Valter; STIPP, Silvia Regina. Boas práticas para uso eficiente de fertilizantes. São Paulo: IPNI, 2009.

YAMADA, Tsuioshi; STIPP, Silvia Regina. Fósforo na agricultura brasileira. Piracicaba, SP: Potafos, 2004.