Departamento de Engenharias e Ciências da Computação Disciplina: Topografia Agrícola Código: 30-992 Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 40h) Créditos: 04
Ementa Introdução à Topografia. Equipamentos utilizados na Topografia. Medidas lineares diretas e indiretas e medidas angulares no plano horizontal e vertical. Métodos de levantamentos planimétricos, altimétricos e planialtimétricos. Elaboração de plantas topográficas, e locação de obras para fins agrícolas. Introdução à Ciência Geodésica. Conceitos de Geodésia. Objetivos e Histórico da Geodésia. Formas e dimensão da terra. Geometria do elipsóide de revolução. Sistemas de Referência Geodésicos. Sistema Geodésico Brasileiro. Sistemas de Coordenadas Geodésicas e Sistemas de projeções UTM e topográficas. Introdução ao Georreferenciamento. Normas de Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Interpretação de plantas topográficas e geodésicas.
Objetivos Utilizar adequadamente os instrumentos topográficos, teodolitos, níveis e estações totais e resolver problemas de levantamento de campo da superfície terrestre, elaboração de cálculos de rumos, azimutes, coordenadas e áreas, elaboração de desenhos topográficos, nos campos da Planimetria e Altimetria, para a realização de trabalhos topográficos necessários às atividades agrícolas, desenhos e interpretação de curvas de nível, elaboração e interpretação de perfis topográficos, determinação e Transporte de coordenadas Geodésicas, transformação entre sistema, coordenadas nos sistemas de projeções, para fins de mapeamentos, localização, projetos e licenciamentos nas atividades agrícolas.
Conteúdos Curriculares 1. Introdução ao estudo da Topografia. 1.1. Conceito, objetivos, importância e divisão. 2. Instrumentos topográficos: 2.1. Instrumentos de medidas direta e indireta de distâncias. 2.2. Instrumentos de medidas angulares: teodolitos e estações totais. 2.3. Instrumentos de nivelamento, níveis óticos e digitais. 3. Métodos de levantamentos de campo. 3.1. Levantamento Planimétrico, Levantamento Altimétrico e Levantamento Planialtimetrico. 3.2 – Leis e normas de levantamento de campo. 4. Estudo dos Erros. 4.1. Classificação. 4.2. Métodos de correção e compensação. 5. Elaboração das planilhas de cálculos. 6. Elaboração e interpretação de desenho topográficos. 7. Introdução à geodésia, histórico, evolução, conceitos, objetivos, divisão e aplicações da geodésica. 8. Formas, dimensão da terra e geometria do elipsóide de revolução 9. Modelos de representação da terra 10. Altitudes entre geoide e elipsóide 11. Sistemas de referência e tempo em geodésia 12. Sistema geodésico brasileiro 13. Levantamentos geodésicos: rede planimétrica, altimétrica e gravimétrica 14.- Transformação de coordenadas em diferentes sistemas geodésicos de referência 15.- Sistema Global de Posicionamento (GPS) e Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). 15.1. Definição do sistema. 15.2. Composição do sistema e principais aplicações. 15.3. Receptores GNSS utilizados. 15.4. Métodos de posicionamento: Diferencial e Relativo. 15.5. - Softwares de processamento de dados GNSS. 16.- Diretrizes para o Georreferenciamento. 16.1. Normas técnicas. 16.2. Equipamentos. 16.3. Precisão e Exatidão. 17- Levantamento do perímetro com topografia convencional, com GPS e levantamento híbrido ou misto. 18. Práticas de campo. 18.1. Prática de métodos de levantamento. 18.2. Prática de processamento dos dados. 18.3 – Elaboração de desenhos.
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos estudantes, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os estudantes trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratórios diversos, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os estudantes desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da média final da disciplina (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos estudantes para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA CASACA, João Martins; MATOS, João Luís de; DIAS, José Miguel Baio. Topografia GERAL. 2. ed. Lisboa (Portugal): Lidel, 2000. COMASTRI, José Anibal; GRIPP JUNIOR, Joel. Topografia aplicada: medição, divisão e demarcação. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1998. BORGES, Alberto de Campos. Topografia: aplicada à engenharia civil. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2011. 2 v.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ESPARTEL, Lélis. Curso de topografia. 8. ed. Porto Alegre: Globo, 1977. ENRIQUEZ, L. R. Problemas de Geodésia. Editora: UNIVERSIDAD DE JAEN, 2006. MONICO, J. F. G. Posicionamento pelo GNSS: descrição, fundamentos e aplicações. 2.ed. São Paulo: UNESP. 2008. GEMAEL, C.; ANDRADE, J. B. de. Geodésia Celeste. Curitiba: UFPR. 2004. CNEG – OE. Cartografia e Geodésia 2009 - ACTAS DA VI CONFERENCIA NACIONAL DE CARTOGRAFIA E GEODESIA. LIDEL (BRASIL), 2009. GOMES, E. GPS – Medindo Imóveis Rurais com GPS. Brasília: LK, 2001. FOLLE, F. P. Georreferenciamento de imóvel rural - doutrina e prática no pegistro de imóveis. QUARTIER LATIN, 2011.
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