Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: Gestão Ambiental Aplicada à Agronomia

Código: 20-502

Carga Horária: 40 h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Créditos: 02

 

Ementa

Interação homem e meio ambiente. O problema ambiental e seu diagnóstico. Fundamentos e busca das alternativas de mitigação e solução de problemas ambientais. Controle da qualidade ambiental. Instrumentos de proteção ambiental. O meio Rural e o desenvolvimento sustentável. Introdução à legislação ambiental. Licenciamento ambiental. Sistema de gestão ambiental. Certificações ambientais.

Objetivos

Analisar e discutir políticas públicas de gestão ambiental e os mecanismos e instrumentos de controle ambiental.

Identificar problemas, oportunidades e soluções no âmbito da gestão ambiental de modo a promover a sustentabilidade em suas áreas de atuação.

Compreender os principais conceitos de ecologia e meio ambiente, preparando-se para atuar de maneira consciente e responsável nas questões ambientais como profissional e cidadão.

 

Conteúdos Curriculares

1- Gestão do Ambiente: - Ecossistemas: Conceitos, tipos, estrutura e funções; Biodiversidade; Fluxo de Energia; Cadeias tróficas; - Fatores ecológicos nos ecossistemas terrestres e aquáticos; Fatores limitantes e níveis de tolerância; - Princípios de Gestão Ambiental Rural e Urbana, Certificações Ambientais; - Política e Legislação Ambiental; -Política Nacional de Meio Ambiente; - Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual; - Meios administrativos e judiciais de proteção ambiental; - O Engenheiro Agrônomo e o desenvolvimento sustentável.

2- Legislação Ambiental: - Política Nacional de Recursos Hídricos; - Unidades de Conservação; - Lei de Crimes Ambientais; - Política Nacional de Resíduos Sólidos; - Logística Reversa aplicada ao meio rural; - Código Florestal Federal e suas implicações nos imóveis rurais;

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: i) Expositiva: expositivo-dialogadas com estudos dirigidos e uso de tecnologias como multimídias e exposição de conteúdos; ii) Ativa e participativa: professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária;

iii) Trabalhos Discentes Efetivos (TDEs): TDE está previsto na Matrizes Curricular dos Cursos de Graduação de Agronomia da URI, na modalidade de Inovação Acadêmica – Graduação Ativa, aprovado pela Resolução nº. 2736/CUN/2019. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser desenvolvidos na forma de estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios e produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da média final da disciplina (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais.

 

Notícias do Curso

Ver todas