Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: Biotecnologia Vegetal Agrícola

Código: 20-416

Carga Horária: 40 h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Créditos: 2

 

EMENTA

Métodos de obtenção de plantas transgênicas, riscos, benefícios e biossegurança. Técnicas e aplicações dos marcadores moleculares na produção vegetal. Cultura de tecidos vegetais. Princípios e avanços da biotecnologia vegetal.

 

OBJETIVOS

Transmitir ao aluno embasamento sobre conceitos e avanços das técnicas relacionadas à biotecnologia vegetal.

Conhecimento de processos e produtos da biotecnologia no contexto da produção vegetal.

Buscar-se-á desenvolver nos alunos as seguintes competências e habilidades: Capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico; habilidade de trabalho em equipe; capacitação para o desenvolvimento, programação, orientação e aplicação de técnicas eficientes e eficazes de melhoramento genético vegetal.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

- Transformação genética em vegetais: Técnicas diretas e indiretas de transformação genética vegetal; Características de interesse para o desenvolvimento de transgênicos; Biossegurança, bioética e Legislações.

- Marcadores moleculares: Tipos, base e interpretação genéticas, desenvolvimento de marcadores, comparação entre tipos de marcadores; Aplicações dos marcadores moleculares na produção vegetal.

- Cultura de tecidos vegetais: Técnicas de cultivo de células, tecidos e órgãos vegetais; Aplicações da cultura de tecidos na produção vegetal.

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas/expositivas e aulas com a participação ativa dos alunos em equipes, agregando o pensamento lógico, reflexivo, crítico e metodológico.  As atividades práticas em grupo (trabalho discente efetivo - TDE) constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, pesquisa sobre cultura de tecidos vegetais (técnicas e aplicações) busca de legislação sobre uso de transgênicos e/ou outros estudos de caso.  

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio dos seguintes instrumentos:

- Desempenho em sala de aula individualmente através de participação;

- Resolução dos exercícios propostos;

- Avaliação dos trabalhos ou estudos de caso a cada semestre;

- Provas individuais com questões objetivas e discursivas.

- O TDE irá constituir 20% da média final da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERREIRA, M. E.; GRATTAPALIA, D.; FERNANDÉZ, J. N. Introduccion al uso de marcadores moleculares en el análisis genético. Brasília: Embrapa, 1998.

TORRES, A. C.; CALDAS, L. S.; BUSO, J. A. Cultura de tecidos e transformação genética de plantas. Brasília: Embrapa, 2001.

ZAHA, A.; FERREIRA, H. B.; PASSAGLIA, L. M. P. (Org.). Biologia molecular básica. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BROWN, T. A. Clonagem gênica e análise de DNA: uma introdução. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003..

DE ROBERTIS, E. M. F; HIB, J. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

KREUZER, H.; MASSEY, A. Engenharia genética e biotecnologia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MATIOLI, S. R. (Coord.). Biologia molecular e evolução. Ribeirão Preto: Holos, 2004.