Departamento de Ciências Biológicas Disciplina: Bioquímica Agrícola Código: 20412 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Créditos: 02
EMENTA Principais constituintes dos alimentos: água, proteínas, aminoácidos e enzimas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos. Metabolismo energético. Metabolismo integrado de rotas de anabolismo e catabolismo. . OBJETIVOS A disciplina visa fornecer subsídios básicos para compreensão das principais propriedades químicas e funções das biomoléculas que compõem os alimentos. Capacitar os alunos na compreensão dos processos bioquímicos de formação de energia celular e a integração das rotas metabólicas. Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados: - Identificar, comparar e explicar funções de substâncias orgânicas nos organismos vivos, bem como suas estruturas e propriedades. - Compreender os processos de transformação das substâncias orgânicas para formação de energia, destacando a integração entre os fenômenos bioquímicos de síntese e degradação.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 1 – Água. 1.1. Propriedades químicas. 1.2 Noções de pH e solução tampão
UNIDADE DE ENSINO 2 – Principais constituintes dos alimentos 2.2 – Estrutura, propriedades, classificação e função das proteínas e aminoácidos. 2.3 – Estrutura, propriedades, classificação e função de Carboidratos. 2.3 – Estrutura, propriedades, classificação e função dos lipídios. 2.4 - Estrutura, propriedades, classificação e função dos ácidos nucléicos
UNIDADE DE ENSINO 3 – Metabolismo energético 3.1 – Bioenergética. 3.2 – Glicólise. 3.3 – Ciclo do Ácido Citríco 3.4 – Cadeia Transportadora de Elétrons e fosforilação oxidativa.
UNIDADE DE ENSINO 4 – Integração das rotas metabólicas 4.1 – Rotas de Anabolismo 4.2 – Rotas de Catabolismo
METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratórios diversos, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 10% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos. O trabalho docente efetivo irá corresponder a 10% da nota final e contemplará a elaboração de relatórios das aulas práticas, resolução de problemas, elaboração de mapas metabólicos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAMPBELL, M. K. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. Lehninger, A.; L; Nelson, D. L.; Cox, M. M. Princípios de bioquímica. 2. ed. São Paulo: Sarvier, 1995. MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR LAGUNA, J.; REIS, S. P. A. Bioquímica. São Paulo: Mestre Jou, 1978. RAW, I. Fundamentos de bioquímica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1972. SMITH, E. L. Bioquímica – Aspectos Gerais. 11 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985. STRYER, L. Biochemistry. W.H. Freeman and Company, 1996. VILLELA, G. G. Bioquímica. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAMPBELL, M. K. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. Lehninger, A.; L; Nelson, D. L.; Cox, M. M. Princípios de bioquímica. 2. ed. São Paulo: Sarvier, 1995. MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR LAGUNA, J.; REIS, S. P. A. Bioquímica. São Paulo: Mestre Jou, 1978. CHAMPE, P; C. ; HARNEY, R. A. Bioquímica Ilustrada. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. SMITH, E. L. Bioquímica – Aspectos Gerais. 11 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985. STRYER, L. Biochemistry. W.H. Freeman and Company, 1996. VILLELA, G. G. Bioquímica. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.
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