Plano de Ensino

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Disciplina: Fundamentos de Matemática

Código: 10-159

Carga Horária: 40 horas (Teórica: 40h)  

Créditos: 02

 

EMENTA

Expressões algébricas. Radicais. Potências de base para funções. Logaritmos. Trigonometria.

 

OBJETIVOS

Proporcionar ao estudante uma visão integrada dos conceitos e resultados básicos da matemática, privilegiando a dimensão instrumental desses conhecimentos, tendo em vista a crescente incorporação instrumental da Matemática nos diferentes campos do conhecimento.

Revisar conteúdos básicos de matemática, promovendo o seu aprendizado através de relações com situações e problemas práticos voltados à realidade do curso;

Promover o desenvolvimento das habilidades de raciocínio, cálculo e resolução de problemas matemáticos;

Instrumentalizar os acadêmicos com os conteúdos necessários ao desenvolvimento das demais disciplinas do curso.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Razão.

2. Proporção.

2.1. Propriedades das proporções.

2.2. Divisão proporcional.

3. Regra de três simples e composta.

4. Porcentagem. 4. Relações métricas do triângulo retângulo.

5. Relações trigonométricas do triângulo retângulo.

6. Logaritmos.

7. Função linear: gráfico, estudo da função e aplicações.

8. Função quadrática: gráfico, estudo da função e aplicações.

9. Função exponencial: potenciação, notação científica, gráficos e aplicações.

10. Função logarítmica: gráfico e aplicações.

11. Áreas e volumes.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa (sala de aula invertida, peer instruction), com o professor como mediador, numa proposta de ensino híbrido - modelo “sustentados”) e sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FLEMMING, D. M. Cálculo A: funções, limite, derivação e integração. 5 ed. São Paulo: Makron, 1992.

IEZZI, G; MURAKAMI, C. Fundamentos de matemática elementar, 1: conjuntos, funções 7. ed. São Paulo: Atual, 1993.

LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. 3. ed. São Paulo: HARBRA, 1994.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, Edison Vieira. Matemática básica racional. Florianópolis: Fundação Sul Catarinense de Educação, 1988.

BARBANTI, Luciano; MALACRIDA JÚNIOR, Sérgio Augusto. Matemática superior: um primeiro curso de cálculo. São Paulo: Pioneira, 1999.

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar, 10: geometria espacial. 2. ed. São Paulo: Atual, 1983.

GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2001.

IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar, 7: geometria analítica. 4. ed. São Paulo: Atual, 1993.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FLEMMING, D. M. Cálculo A: funções, limite, derivação e integração. 5 ed. São Paulo: Makron, 1992.

IEZZI, G; MURAKAMI, C. Fundamentos de matemática elementar, 1: conjuntos, funções 7. ed. São Paulo: Atual, 1993.

 LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. 3. ed. São Paulo: HARBRA, 1994.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, Edison Vieira. Matemática básica racional. Florianópolis: Fundação Sul Catarinense de Educação, 1988.

BARBANTI, Luciano; MALACRIDA JÚNIOR, Sérgio Augusto. Matemática superior: um primeiro curso de cálculo. São Paulo: Pioneira, 1999.

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar, 10: geometria espacial. 2. ed. São Paulo: Atual, 1983.

GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2001.

IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar, 7: geometria analítica. 4. ed. São Paulo: Atual, 1993.