Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Disciplina: Física Aplicada à Agronomia

Código: 10-158

Carga Horária:  40 h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Créditos: 02

 

EMENTA

Mecânica do Corpo Rígido, Fluidos. Física Térmica. Eletromagnetismo.

 

OBJETIVOS

Ao térmico da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências:

- Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas, visando a resolução de problemas teóricos e/ou práticos, no âmbito dos conteúdos de física elencados e na Agronomia;

- Dominar os princípios gerais e fundamentais dos conteúdos elencados;

- Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais e teóricos, prático-aplicados, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados.

- Resolver problemas físicos, teóricos ou aplicados, a partir de pesquisas bibliográficas, experimentos em laboratório, observação de fenômenos naturais ou de equipamento tecnológico com as devidas análises e discussões em equipes, buscando a construção conjunta de soluções, apresentando organização, liderança e respeito pelas opiniões dos colegas.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – Mecânica do corpo rígido:

    1. força
    2. trabalho, potência e energia
    3. torque
    4. equilíbrio

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01. Tempo de desenvolvimento: 2h.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Fluidos:

2.1 fluidos em repouso: pressão e força de empuxo

2.2 fluidos em movimento

2.3 capilaridade e viscosidade.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02. Tempo de desenvolvimento: 2h.

 

UNIDADE DE ENSINO 03. Fenômenos térmicos:

3.1 equilíbrio térmico, mudanças de estado físico e dilatação térmica

3.2 estudo dos gases, transformações termodinâmicas, máquinas térmicas

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03. Tempo de desenvolvimento: 2h.

 

UNIDADE DE ENSINO 04. Fenômenos eletromagnéticos:

4.1 corrente elétrica, resistência elétrica, diferença de potencial, potência e energia elétrica

4.2 campo magnético de uma corrente elétrica, indução eletromagnética, aplicações.

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04. Tempo de desenvolvimento: 2h.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa (sala de aula invertida, peer instruction), com o professor como mediador, numa proposta de ensino híbrido - modelo “sustentados”) e sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratório de Física, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth S. Física 3.  5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth S. Física 1. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: Mecânica, oscilações e ondas, termodinâmica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAUER, W.; WESTFALL, G.; DIAS, H. Física para Universitários [recurso eletrônico]: mecânica. Porto Alegre: Bookman, 2012.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física - mecânica. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: eletricidade, magnetismo, óptica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

YOUNG, h.; FREEDMAN, R. Física I. 12.ed. São Paulo: Pearson Education 2012.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth S. Física 3.  5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth S. Física 1. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: Mecânica, oscilações e ondas, termodinâmica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAUER, W.; WESTFALL, G.; DIAS, H. Física para Universitários [recurso eletrônico]: mecânica. Porto Alegre: Bookman, 2012.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física - mecânica. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: eletricidade, magnetismo, óptica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

YOUNG, h.; FREEDMAN, R. Física I. 12.ed. São Paulo: Pearson Education 2012.