Departamento de Ciências Exatas e da Terra Disciplina: Física Aplicada à Agronomia Código: 10-158 Carga Horária: 40 h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Créditos: 02
EMENTA Mecânica do Corpo Rígido, Fluidos. Física Térmica. Eletromagnetismo.
OBJETIVOS Ao térmico da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências: - Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas, visando a resolução de problemas teóricos e/ou práticos, no âmbito dos conteúdos de física elencados e na Agronomia; - Dominar os princípios gerais e fundamentais dos conteúdos elencados; - Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais e teóricos, prático-aplicados, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados. - Resolver problemas físicos, teóricos ou aplicados, a partir de pesquisas bibliográficas, experimentos em laboratório, observação de fenômenos naturais ou de equipamento tecnológico com as devidas análises e discussões em equipes, buscando a construção conjunta de soluções, apresentando organização, liderança e respeito pelas opiniões dos colegas.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – Mecânica do corpo rígido:
TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01. Tempo de desenvolvimento: 2h.
UNIDADE DE ENSINO 02 – Fluidos: 2.1 fluidos em repouso: pressão e força de empuxo 2.2 fluidos em movimento 2.3 capilaridade e viscosidade. TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02. Tempo de desenvolvimento: 2h.
UNIDADE DE ENSINO 03. Fenômenos térmicos: 3.1 equilíbrio térmico, mudanças de estado físico e dilatação térmica 3.2 estudo dos gases, transformações termodinâmicas, máquinas térmicas TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03. Tempo de desenvolvimento: 2h.
UNIDADE DE ENSINO 04. Fenômenos eletromagnéticos: 4.1 corrente elétrica, resistência elétrica, diferença de potencial, potência e energia elétrica 4.2 campo magnético de uma corrente elétrica, indução eletromagnética, aplicações. TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04. Tempo de desenvolvimento: 2h.
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth S. Física 3. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth S. Física 1. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: Mecânica, oscilações e ondas, termodinâmica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BAUER, W.; WESTFALL, G.; DIAS, H. Física para Universitários [recurso eletrônico]: mecânica. Porto Alegre: Bookman, 2012. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física - mecânica. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: eletricidade, magnetismo, óptica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. YOUNG, h.; FREEDMAN, R. Física I. 12.ed. São Paulo: Pearson Education 2012. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth S. Física 3. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth S. Física 1. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: Mecânica, oscilações e ondas, termodinâmica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BAUER, W.; WESTFALL, G.; DIAS, H. Física para Universitários [recurso eletrônico]: mecânica. Porto Alegre: Bookman, 2012. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física - mecânica. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: eletricidade, magnetismo, óptica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. YOUNG, h.; FREEDMAN, R. Física I. 12.ed. São Paulo: Pearson Education 2012.
|