Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: MERCADO DE CAPITAIS

Código: 60-1402

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)
Créditos: 02

 

1 Ementa

Economia e o mercado de capitais. Sistema financeiro nacional. Os títulos do mercado de capitais. Finanças empresariais e recursos estáveis para empresas. Estrutura e funcionamento das bolsas de valores. Mercados futuros e bolsas de mercadorias. Derivativos. O financiamento das empresas. Abertura do capital das empresas e o investidor. Administração de investimentos. Os investidores institucionais. Globalização das economias e impactos no mercado de capitais.

 

2 Objetivo

Conhecer o funcionamento do Mercado de Capitais, a estruturação do Sistema Financeiro e sua importância para as empresas e a economia de uma forma geral.

 

3 Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 1- A organização das finanças no mundo e no Brasil

A Importância das organizações financeiras mundiais e nacionais para as economias dos países

A Intermediação Financeira

UNIDADE DE ENSINO 2 – Sistemas financeiros

O Sistema Financeiro Mundial; O Sistema Financeiro Brasileiro; Os Participantes do Sistema Financeiro Nacional

UNIDADE DE ENSINO 3 – Bolsa de Valores

A nova bolsa do Brasil (BMF & BOVESPA); Histórico da formação da Nova Bolsa Brasileira

Conceitos e finalidades; Os Investidores

UNIDADE DE ENSINO 4 - Estrutura das Sociedades Anônimas

A Estrutura das Sociedades Anônimas; As Opções pela abertura do capital; A Proteção oferecida aos investidores; as negociações que ocorrem no Mercado de Capitais

UNIDADE DE ENSINO 5 - Títulos

Os Títulos emitidos pelas Companhias; Os Títulos emitidos por Instituições Financeiras; Os Títulos Públicos; Os Ativos Derivativos

UNIDADE DE ENSINO 6 - Investimentos

Os investimentos individuais; os investimentos coletivos; Os Investimentos Internacionais

A análise de investimento em ações; A tributação de investimentos

UNIDADE DE ENSINO 7 – Tópicos contemporâneos no mercado de capitais

As principais bolsas de valores do mundo e sua importância para o mercado; Aspectos atuais, novidades e tendências do mercado de capitais.

 

4 Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 Avaliação

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 Bibliografia Básica

CAVALCANTI, Francisco e MISUMI, Jorge Yoshio. Mercado de Capitais. 5 ed Rio de Janeiro: Campus, 2005.

FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro. 12 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.

SILVA NETO, Lauro de Araújo. Derivativos: definições, emprego e risco. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

 

 

7 Bibliografia Complementar

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 2003. BREALEY, Richard. et all. Finanças corporativas: financiamento e gestão de risco. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

DAMODARAN, Aswath. Avaliação de Investimentos – Ferramentas e Técnicas para Determinação de Qualquer Ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 2002.

GODOY, José; MEDINA, Luiz Gustavo: GAZEL JUNIOR, Marco Antonio. Investimento em ações: os primeiros passos. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

RAPPAPORT, Alfred. Gerando valor para o acionista: um guia para administradores e investidores. São Paulo: Atlas, 2001.