Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR ADMINISTRAÇÃO EXTENSÃO – IV

Código: 60-1401

Carga Horária: 80h (Teórica: 32h)   (Prática: 48h)

Créditos: 04

 

1 Ementa

Articulação do ensino e da extensão por meio de um projeto multi e/ou interdisciplinar.  Vivência de atividades extensionistas inovadoras e empreendedoras, relacionadas à formação do perfil do egresso e em consonância com as DCNs do curso, integradas à comunidade regional e orientadas por um docente.

 

2 Objetivos

 - Promover a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular;

- Oportunizar a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;

- Propiciar um ensino problematizador e contextualizado que assegure a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio da proposição de projetos que atendam demandas da área de formação e sociais, a partir da vivência nas organizações e/ou na comunidade;

- Estimular o trabalho em equipe para desenvolver competências afetivo-relacionais, a aprendizagem em grupo a partir de metodologias ativas e dos estudos realizados em cada semestre.

  

3 Conteúdos Curriculares

Os conteúdos curriculares serão inerentes às demais disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de Administração. Os mesmos poderão ser elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo que essa disciplina se propõe.

 

4 Metodologia

A orientação do Projeto Integrador, entendida como acompanhamento didático-pedagógico e de orientação quanto aos aspectos teóricos e metodológicos do trabalho, é de responsabilidade do docente.

A carga horária do Projeto Integrador no curso está definida no Projeto Pedagógico do Curso. As atividades desenvolvidas ativamente pelos alunos, serão avaliadas pela produção e resultado e consideradas atividades extensionistas. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 32 horas teóricas e 48 horas práticas de atividades extensionistas, realizadas presencial e/ou semipresencial, utilizando-se dos recursos do ambiente presencial e virtual de aprendizagem (AVA) para seu acompanhamento e orientação.

As mesmas ocorrerão sob a orientação dos professores do semestre e coordenados por um professor responsável pelo Projeto Integrador. A mudança do tema/grupo/segmento definido no Projeto Integrador só será permitida mediante a conclusão das etapas anteriores e deverá ter a aprovação do Orientador. Compete ao professor Orientador: - Expor a metodologia a ser desenvolvida em cada módulo do Projeto Integrador; - Orientar e supervisionar as atividades desenvolvidas pelo grupo; - Avaliar o relatório parcial e/ ou final.

 

5 Avaliação

A avaliação será realizada de acordo com as atividades propostas durante o semestre, de forma contínua, considerando o desenvolvimento das atividades (linguagem e técnicas adequadas, qualidade do conteúdo, referencial bibliográfico), além do comprometimento, participação nas atividades, pontualidade e responsabilidade no desenvolvimento das atividades e entrega, em conformidade com a Resolução Nº 2781/CUN/2020. As atividades desenvolvidas ativamente pelos alunos, serão avaliadas pela produção e resultado e consideradas atividades extensionistas.

 

6 Bibliografia Básica

CARVALHO, Renata Innecco Bittencourt de. (Org). Curricularização da extensão: ações curriculares vencedoras. Brasília: CEUB, 2021. Link de acesso: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/15125/4/Ebook_AcoesCurricularesVencedoras.pdf

IMPERATORE, S. Transição paradigmática do ensino superior ante a Estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação. UNESCO, 2019. Link de acesso:

http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7052/1/Cap%c3%adtulo01.pdf

ARAÚJO FILHO, Targino; THIOLLENT, Michel Jean-Marie. Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos: Cubo Multimídia, 2008. Link de acesso:

https://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/208/58ccdbd131c42ed6515fa1df582e24d7.pdf

 

7 Bibliografia Complementar

Todas as referências bibliográficas das disciplinas do curso. Referências de acordo com a temática do projeto a ser desenvolvido pelo acadêmico.