Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

Código: 60-1395

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)

Créditos: 02

 

1 Ementa

Gestão do conhecimento e sua ação para a melhoria do desempenho organizacional; estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento; curva de valor; o processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional; circunstâncias que influenciam o fracasso e o sucesso de processos da inovação; postura de gestão e inovação coorporativa, gestão da diversidade empreendedora e inovação; relações ambientais, eficiência operacional e inovação; formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços.

 

2 Objetivo(S)

Se familiarizar com os processos básicos na implementação de projetos de Gestão do Conhecimento. Identificar práticas críticas em Gestão do Conhecimento Corporativo, orientadas ao desenvolvimento do potencial de aprendizagem e inovação organizacional.

 

3 Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 1 -   A Importância da Gestão do Conhecimento da no Atual mundo dos negócios;

UNIDADE DE ENSINO 2 - O Processo da Inovação

UNIDADE DE ENSINO 3 – Inovação Radical X Inovação Incremental

UNIDADE DE ENSINO 4 – Estabelecendo o processo de Inovar

UNIDADE DE ENSINO 5 – Geração de ideias: Abordagens e Técnicas

UNIDADE DE ENSINO 6 – Seleção de ideias

UNIDADE DE ENSINO 7 – Gestão da Inovação Radical

UNIDADE DE ENSINO 8 – Gestão de Incertezas

 

4 Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios.

 

5 Bibliografia Básica

ANGELONI, M.T. (org.). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

BUKOWITZ, W. R.; WILIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookmann, 2002.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.

ROCHA, Lygia Carvalho. Criatividade e Inovação: Como Adaptar-se às Mudanças. Rio de Janeiro: LTC, 2009. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 FIGUEIREDO, Paulo N. Gestão da Inovação: Conceitos, Métricas e Experiências de Empresas no Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

TIDD, Joe.; BESSANT, John.; PAVITT, Keith. Gestão da inovação. 3.ed. São Paulo: Bookman, 2008. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

6 Bibliografia Complementar

MATTOS, João Roberto Loureiro de.; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da Tecnologia e Inovação. São Paulo: Saraiva, 2003.

<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 MATTOS, João Roberto Loureiro de.; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 SCHERER, Ost.; CARLOMAGNO, Maximiliano Selistre. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. São Paulo: Atlas, 2009. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 ZOGBI, Edson. Competitividade através da gestão da inovação. São Paulo: Atlas, 2008. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.