Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações A

Código: 60-1130

Carga Horária: 40h (Teórica 40h)

Créditos: 02

 

1 EMENTA

A disciplina discute a complexidade do indivíduo em relação a organização e o uso das ferramentas para a compreensão da dinâmica organizacional e as relações humanas, em busca das competências essenciais para atuar nas empresas contemporâneas. Aborda questões que permitam a identificação e a atuação relacionados ao indivíduo com o trabalho, sua interação nas práticas organizacionais. Compreendendo a importância das pessoas nas organizações, buscando identificar sua contribuição para o desenvolvimento e crescimento das empresas

 

2 OBJETIVO

A disciplina visa instrumentar os alunos a fim de que possam utilizar estes conteúdos na sua prática dentro das organizações. Neste sentido algumas competências que serão desenvolvidas:

- Compreender os fundamentos do comportamento organizacional nos níveis de análise individual, grupal e organizacional e suas implicações.

- Dar condições aos alunos de ampliarem sua concepção de homem/comportamento humano na organização a partir do campo dos estudos organizacionais.

 - Identificar os conceitos básicos dos estudos do comportamento humano nas organizações e as suas principais contribuições para o âmbito da organização do trabalho e das relações humanas nas empresas.

- Desenvolver articulação dos conhecimentos teóricos básicos desenvolvidos na disciplina com a realidade do contexto organizacional

  

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Comportamento individual nas organizações: personalidade e Comportamento; O homem e o trabalho; Percepção, atitudes e tomada de decisão;

Necessidades, motivações e satisfação no trabalho; Educação Emocional

UNIDADE DE ENSINO 2 - Comportamento grupal e organizacional; Grupos e Equipes

Comunicação; Conflito e negociação; Mudança Organizacional; Liderança: exercício da influência e do poder; Clima e Cultura Organizacional; Saúde, doença e Qualidade de Vida no Trabalho; Inclusão das pessoas com necessidades especiais e o trabalho

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRÁFIA BÁSICA

MARQUES, José C. Comportamento Organizacional. Cengage Learning Brasil, 2015. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MCSHANE, Steven L.; VON GLINOW, M. Comportamento Organizacional. Grupo A, 2014. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

WAGNER, John A; Hollenbeck, J. Comportamento organizacional - 4. ed. Editora Saraiva, 2019. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BANOV, Regina M. Comportamento Organizacional - Melhorando o Desempenho e o Comprometimento no Trabalho. Grupo GEN, 2019. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

COSTA, Silvia G.da. Comportamento Organizacional - Cultura e Casos Brasileiros. Grupo GEN, 2014. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

JOHANN, Luiz S. Comportamento Organizacional - Teoria e prática. Editora Saraiva, 2013. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.