Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Projeto Integrador IV - Administração

Código: 60-1069

Carga Horária: 60h (Teórica; 60h)

Créditos: 03

 

1 EMENTA

Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, introduzindo conceitos e metodologias para o desenvolvimento do estudo integrador e interdisciplinar.

 

2 OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno oportunidade de desenvolvimento de trabalho de natureza acadêmico-prático que possa traduzir a articulação entre os conhecimentos e competências adquiridos no curso de Administração e as atividades profissionais reais.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares serão inerentes às demais disciplinas que compõem o quarto semestre do curso de Administração. Os mesmos poderão ser elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo que essa disciplina se propõe.

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será conduzida de forma expositiva e dialogada, orientando os alunos na construção de um projeto interdisciplinar. Serão realizadas orientações aos alunos, individual ou em grupo, para sanar eventuais dúvidas e instigar os alunos a propor soluções às dificuldades/problemas encontrados. O Projeto Integrador IV será desenvolvido individualmente ou em grupo. O aluno em fase de realização do Projeto Integrador deve manter contato com o professor Orientador para discussão e aprimoramento de seu trabalho, cumprindo os prazos e procedimentos relativos ao desenvolvimento e apresentação do trabalho. O aluno deverá elaborar, entregar e apresentar o Projeto Integrador de acordo com o plano de execução, com as normas específicas do curso e com as orientações recebidas ao longo da efetivação dos semestres.

A orientação do Projeto Integrador, entendida como acompanhamento didático-pedagógico e de orientação quanto aos aspectos teóricos e metodológicos do trabalho, é de responsabilidade do docente. O Projeto Integrador poderá ser realizado de forma presencial e/ou semipresencial, utilizando-se dos recursos do ambiente PRESENCIAL E VIRTUAL de aprendizagem (AVA) para seu acompanhamento e orientação.

As atividades desenvolvidas ativamente pelos alunos, serão avaliadas pela produção e resultado e consideradas atividades extensionistas. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 35 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal. Tudo ocorrerá sob a orientação dos professores do semestre e coordenados por um professor responsável pelo Projeto Integrador. A mudança do tema/grupo/segmento definido no Projeto Integrador só será permitida mediante a conclusão das etapas anteriores e deverá ter a aprovação do Orientador.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de acordo com as atividades propostas durante o semestre, de forma contínua, considerando o desenvolvimento das atividades (linguagem e técnicas adequadas, qualidade do conteúdo, referencial bibliográfico), além do comprometimento, participação nas atividades, pontualidade e responsabilidade no desenvolvimento das atividades e entrega

 

 

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

A bibliografia básica utilizada será a bibliografia básica das disciplinas que compõem o terceiro semestre Curso de Administração, de acordo com a área e o tema investigado.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

A bibliografia complementar utilizada será a bibliografia complementar das disciplinas que compõem o terceiro semestre Curso de Administração, de acordo com a área e o tema investigado.