Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Gestão de Meio Ambiente

Código: 60-1065

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Administração e meio ambiente. Gestores ambientais. Reciclagem e combate ao desperdício com estratégia econômica e ambiental. Gestão da Produção Limpa e sustentabilidade. Protocolo de Kyoto. Créditos de Carbono. ISO 14000. Aspectos atuais e novidades da gestão ambiental. Tendência em gestão ambiental.

 

2 OBJETIVOS

Desenvolver conhecimento científico básico que terá como formação básica em administração, com formação especializada na área socioeconômica, biológica e de manejo dos recursos ambientais. Também a formação do administrador do ambiente, um profissional com embasamento na área de administração, somado a um conhecimento básico em diversos campos das Ciências do Ambiente.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Administração X Meio Ambiente; Ecologia básica (conceitos)

Biomassas. Biogelquímico

UNIDADE DE ENSINO 2 - Desequilíbrios Ambientais; Impacto Ambiental; Pilares da gestão ambiental

UNIDADE DE ENSINO 3 - Sistemas de gestão ambiental (SGA); Atualidades em Gestão Ambiental

UNIDADE DE ENSINO 4 - Reciclagem e reaproveitamento; Gerenciamento de empresas recicladoras; Fiscalização, leis e regras sobre o agente produtor ou poluidor

UNIDADE DE ENSINO 5 - Produção limpa; Acordo de Kyoto; Créditos de Carbono ISO 14000 227; Certificações

UNIDADE DE ENSINO 6 - A Gestão Ambiental nas Empresas; Atualidades, Novidades e Tendências em Gestão Ambiental

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARSANO, Paulo Roberto Pereira; BARBOSA, R. Gestão Ambiental. Editora Saraiva, 2014. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed., São Paulo: Atlas, 2011. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

DONAIRE, Denis de; OLIVEIRA, Edenis C. Gestão Ambiental na Empresa. 3ª edição. Grupo GEN, 2018. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBIERI, José Carlos.  Gestão Ambiental Empresarial.  2.  ed.  São Paulo: Saraiva, 2007. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

JABBOUR, Ana Beatriz Lopes de Sousa, JABBOUR, Charbel José Chiappetta. Gestão ambiental nas organizações: fundamentos e tendências. São Paulo: Atlas, 2013.  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FENKER, Eloy Antonio et all. Gestão Ambiental: Incentivos, Riscos e Custos. São Paulo: Atlas, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FIELD, Barry.; FIELD, Martha K. Introdução à Economia do Meio Ambiente. 6. ed. Poro Alegre: AMGH, 2014. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

ROSA, Henrique André.; FRACETO, Leonardo F. Meio Ambiente e Sustentabilidade.  Porto Alegre: Bookman, 2012. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.