Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: SIG – Sistemas de Informações Gerenciais

Código: 60-1064

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Impacto da informação nas organizações em suas dimensões. Visão sistêmica de estratégias integradoras de áreas e informação como apoio ao processo decisório. Identificação e relacionamento do fluxo de informação externa e interna como recurso gerencial. Projeto, implantação e monitoramento de objetivos na informatização de empresas. Aspectos atuais da Gestão de Sistemas de Informação. Tendências Futuras em Sistemas de Informações.

 

2 OBJETIVOS

- Desenvolver conceitos básicos de sistemas de informação que possibilitem o futuro profissional realizar uma análise consistente sobre o uso dos sistemas e de novas tecnologias de informação e comunicação.

- Como resultado dessas análises, espera-se que sejam capazes de realizar escolhas corretas sobre a adoção de um sistema de informações gerencial que atue eficazmente dentro da realidade do negócio da empresa.

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Fundamentos da Administração da Informação

UNIDADE DE ENSINO 2 - Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial

UNIDADE DE ENSINO 3 - Tipos e Classificação dos Sistemas de Informação 

UNIDADE DE ENSINO 4 - As Dimensões dos Sistemas informação Gerencial: Tecnologia e Pessoas

UNIDADE DE ENSINO 5 - Perspectivas e atualidade em Sistemas de informação Gerencial  

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CRUZ, Tadeu. Sistema de Informações Gerenciais: Tecnologias Da Informação e as Organizações do Século XXI & Introdução ao BPM & BPMS Introdução ao CMM-I. 4. ed. São Paulo:  Atlas, 2014. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho R. de.  Sistemas de Informações Gerenciais-Estratégias-Táticas-Operacionais. 17. ed. Grupo GEN, 2018. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SILVA, Katia Cilene N da. Sistemas de informações gerenciais. Grupo A, 2019. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AUDY, J. L.; BRODBECK, Â. F. Sistemas de informação: planejamento e alinhamento estratégico nas organizações. Porto Alegre: Bookman, 2011. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

GORDON, Steven R., GORDON, Judith R. Sistemas de Informação: Uma Abordagem Gerencial, 3. ed. Rio de janeiro: LTC, 2006. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

O’BRIEN, James A.; MARAKAS, George M. Administração de Sistemas de Informação. 15. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2012. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

REZENDE, Alcides Denis.; ABREU, Aline França de. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2014. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

TURBAN, Efraim.; LEIDNER, Dorothy.; MCLEAN, Ephraim. Tecnologia da Informação para Gestão: Transformando os Negócios na Economia Digital, 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.