Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Gestão Pública

Código: 60-1060

Carga Horária: 40h (Teórica)

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Abordar o conceito e o objeto base da Gestão Pública, identificando o regime jurídico brasileiro, sua organização, princípios e seus atos administrativos, bem como os processos e procedimentos administrativos básicos. Otimizando o foco dentro das tendências modernas da gestão.

 

2 OBJETIVO

Despertar no aluno a compreensão, a importância e a responsabilidades do gestor público e sua profissionalização, oportunizando para isso conhecimento teórico e prático das especificidades da gestão pública em todas as suas esferas de poder.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Da Administração Pública

UNIDADE DE ENSINO 2 - Organização da Administração Pública

UNIDADE DE ENSINO 3 - Princípios e definição da administração pública

UNIDADE DE ENSINO 4 - Leis Orçamentárias (Plano Plurianual, Leis de Diretrizes UNIDADE DE ENSINO 5 - Orçamentária e Lei Orçamentária anual)

UNIDADE DE ENSINO 6 - Gestão Pública efetiva e Responsabilidade fiscal na administração pública

UNIDADE DE ENSINO 7 - Licitações na Administração Pública

UNIDADE DE ENSINO 8 -Controle e participação social na administração pública

UNIDADE DE ENSINO 9 -Tendências modernas na gestão pública

 

4 METODOLOGIA

 Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento –

individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de

metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DI PIETRO, Maria S. Z. Parcerias na administração pública: concessão, permissão, franquia, terceirização e outras formas. 12.ed. São Paulo: Grupo GEN, 2019<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

KANAANE, Roberto; FIEL FILHO, Alécio; FERREIRA, Maria das Graças (Org.). Gestão pública: planejamento, processos, sistemas de informação e pessoas. São Paulo: Atlas, 2012. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SANTOS, Clezio Saldanha dos. Introdução à gestão pública. São Paulo: Saraiva, 2005. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COSTIN, Claudia. Administração Pública. São Paulo: Grupo GEN, 2010. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

GIACOMONI, James. Orçamento público. 17. ed. São Paulo: Atlas, 2017. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MATIAS-PEREIRA, José. Administração Pública, 5. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2018. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análises, casos práticos. 3. ed. São Paulo: Cengage, 2019. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SLOMSKI, Valmor. Controladoria e governança na gestão pública. São Paulo: Atlas, 2005. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas