Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Gestão da Inovação

Código: 60-1059

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Conceitos de Criação e de Inovação. Conceitos de Mudança. Tipos de Inovação e suas classificações; O manual de Oslo: Sua importância e utilização para mensurar a Inovação; As Estratégias de Inovação; as dimensões da Inovação: Resultado e Processo; Técnica e Ferramentas para mensurar Grau de Inovação nas Empresas.

 

2 OBJETIVOS

Compreender e discutir o conceito, a dinâmica e os tipos de inovação e suas formas de classificação.; Entender a relevância e o impacto da gestão da inovação nas organizações; conhecer as estratégias existentes das organizações no que tange a Inovação. Aplicar os conceitos e abordagens estudadas no contexto de organizações nacionais.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 - Introdução a Inovação

UNIDADE DE ENSINO 02 - Tipos de Inovação e suas classificações

UNIDADE DE ENSINO 03 - O manual de Oslo: Sua importância e utilização para mensurar a Inovação

UNIDADE DE ENSINO 04 - As Estratégias de Inovação

UNIDADE DE ENSINO 05 - As dimensões da Inovação: Resultado e Processo

UNIDADE DE ENSINO 06 -Técnica e Ferramentas para mensurar Grau de Inovação nas Empresas

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 12 horas de atividades extensionistas.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ROCHA, Lygia Carvalho. Criatividade e Inovação: Como Adaptar-se às Mudanças. Rio de Janeiro: LTC, 2009. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 FIGUEIREDO, Paulo N. Gestão da Inovação: Conceitos, Métricas e Experiências de Empresas no Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

TIDD, Joe.; BESSANT, John.; PAVITT, Keith. Gestão da inovação. 3.ed. São Paulo: Bookman, 2008. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 2009. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 MATTOS, João Roberto Loureiro de.; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da Tecnologia e Inovação. São Paulo: Saraiva, 2003. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 MATTOS, João Roberto Loureiro de.; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 SCHERER, Ost.; CARLOMAGNO, Maximiliano Selistre. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. São Paulo: Atlas, 2009. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 ZOGBI, Edson. Competitividade através da gestão da inovação. São Paulo: Atlas, 2008. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas