Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Consultoria Empresarial

Código: 60-1058

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Aplicações de atividades de consultoria em empresas públicas e privadas. Diagnóstico empresarial. Reestruturação de estratégias de gestão através da leitura de cenários micro e macro ambientais. Aspectos atuais e tendências em assessoria e consultoria.

  

2 OBJETIVOS

Oportunizar aos acadêmicos conhecimento teórico e prático das ferramentas de consultoria empresarial, aguçando suas habilidades críticas de mensuração das estratégias empresariais. Desenvolver habilidades de diagnóstico e leitura de cenários internos e externos às organizações. Organizar as informações coletadas para otimizar suas aplicações nas tomadas de decisão gerencial. Oferecer condições para que os acadêmicos prestem assessoria e consultoria nas suas atividades profissionais.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE DE ENSINO 1 - Definições e história da consultoria e suas premissas no Brasil

UNIDADE DE ENSINO 2 - Conceitos e diferença entre consultoria e assessoria

UNIDADE DE ENSINO 3 - Aplicações da consultoria na gestão de negócios

UNIDADE DE ENSINO 4 - O papel do consultor empresarial, mercado de trabalho e atuação profissional. Etapas de um trabalho de consultoria empresarial

UNIDADE DE ENSINO 5 - Diagnóstico empresarial e leitura de cenários

UNIDADE DE ENSINO 6 - Elaboração de documentos formais e apresentação de relatórios de consultoria Aspectos atuais, novidades e tendências em assessoria e consultoria.

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

Serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CROCCO, L. e GUTTMANN, E. Consultoria Empresarial. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2012. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial: conceitos, metodologia e práticas. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2019. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

OLIVEIRA, Luciano Oliveira de. Consultoria Empresarial. Porto Alegre: Sagah, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

OLIVEIRA, Luciano Oliveira de. Consultoria Organizacional. Porto Alegre: Sagah, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

PUENTE-PALACIOS, Katia; PEIXOTO, Adriano de Lemos A. Ferramentas de Diagnóstico para Organizações e Trabalho: um olhar a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.