Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Planejamento Estratégico

Código: 60-1057

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estrutura das revoluções científicas, envolvendo a visão histórica e futura do processo produtivo e mercadológico (artesanato, revolução industrial, globalização de mercados). Análise do ambiente competitivo. Diagnóstico das estratégias empresariais (influenciadores internos e externos). Planejamento e implementação de estratégias competitivas e suas inferências no desenvolvimento empresarial e regional. Globalização e mudanças tecnológicas. Dimensões estratégicas, sociais e éticas.

2 OBJETIVOS

Capacitar o aluno para ter uma postura analítica no planejamento estratégico e na aplicação de instrumentos que possibilitem o desenvolvimento de planejamentos táticos e operacionais, bem como, a elaboração de estratégias empresariais considerando as organizações e seu ambiente competitivo.

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 - O Ambiente da Gestão Estratégica

UNIDADE DE ENSINO 02 - A estratégia e o papel dos consultores

UNIDADE DE ENSINO 03 - A estratégia e os fundamentos acadêmicos

UNIDADE DE ENSINO 04 - Os gurus da estratégia

UNIDADE DE ENSINO 05 - Metodologias de Planejamento Estratégico

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, atividades práticas de projeto em laboratório com aplicativos de suporte. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 20h, envolvendo pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de instalações elétricas. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

 

 

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2007. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

CRUZ, Tadeu. Manual de Planejamento Estratégico. São Paulo: Grupo GEN, 2017. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia, Práticas, 34. ed. São Paulo: Atlas, 2018. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HOSKISSON Harrison, Robert E. | Michael A. Hitt | R. Duane Ireland | Jeffrey S. Estratégia Competitiva. Cengage Learning Brasil, 2012. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MINTZBERG, Henry, QUINN, James B. O processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2013. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Estratégia Empresarial & Vantagem Competitiva: Como Estabelecer, Implementar e Avaliar, 9. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2014. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

THOMPSON JR, Arthur A., STRICKLAND II, A. J., GAMBLE, John E. Administração Estratégica. 15. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

Notícias do Curso

Ver todas